segunda-feira, 2 de abril de 2012

HESS, Rudolf Walter Richard (*26/04/1894†17/08/1987)

Rudolf Hess nasceu em Alexandria, no Egito, em abr./1894, filho de comerciante alemão. Com 14 anos de idade a família mudou-se para a Alemanha onde concluiu seus estudos e, a contragosto, foi conduzido pelo pai a seguir os negócios comerciais da família. Ao eclodir a 1ª Grande Guerra, em ago./1914, Hess voluntariou-se como soldado chegando ao posto de 2º Tenente, piloto de uma esquadrilha de caças quase no fim das hostilidades. Pelos ditames do Tratado de Versalhes, que reduziu a quantidade de militares das forças armadas, Hess foi compulsoriamente aposentado. Em 1919 retomou os estudos na Universidade de Munique, entretanto sem muitas perspectivas de vida profissional e, como outros jovens de sua idade, numa Alemanha em precária situação financeira e política, Hess juntou-se ao Partido dos Trabalhadores (DAP), em jul./1920, após escutar o discurso inflamado do orientador do partido, Adolf Hitler. Hess tornou-se um devoto de suas ideias nacionalistas. Na sequência juntou-se as SA e, durante o golpe de estado de Munique (Putsch), em nov./1923, comandou um batalhão de homens ao lado do líder do movimento. Após o fracasso do golpe, Hess foi preso juntamente com Hitler, passando sete meses na prisão de Landsberg. Alí gastava o tempo auxiliando o futuro ditador a redigir seu livro, o qual mais tarde seria leitura quase obrigatória aos seguidores do nazismo. Após a libertação, em dez./1924, esteve ao lado de seu líder na reconstrução do partido, tornando-se, oficialmente, seu secretário e ajudante particular. Em 1929 transferiu-se para a nova formação SS, atuando como líder na Alta Baviera. 
Após a tomada do poder pelos nazistas, em jan./1933, foi feito General-SS e Ministro do Reich além de ser nomeado Vice-führer, o terceiro homem em importância no Terceiro Reich, atrás apenas de Hitler e Göring. Hess esteve presente em todas as ocasiões e eventos militares, embora fosse considerado inábil politicamente. Logo foi ofuscado pelo brilhantismo de outros líderes como Himmler, Göring e Goebbels. Isso o incomodava e deixava-o com sentimento de inferioridade aos olhos do seu grande mestre. Acreditava que sua posição no regime era quase figurativa, o que não deixava de ser verdade. A 2ª Guerra Mundial eclodiu e Hess continuava à margem das grandes decisões que traçavam um novo rumo para a Alemanha. Era preciso fazer uma coisa grandiosa que o pusesse de volta no mais alto patamar político. Após a queda da França e dos países baixos, em meados de 1940, e com a Inglaterra sendo ameaçada de invasão, ele achou que era a oportunidade certa para agir. Como era piloto experiente resolveu fazer um voo solo clandestino até a Escócia a fim de tratar um armistício com os ingleses através de seu velho amigo Duque de Hamilton, a quem havia conhecido durante os Jogos Olímpicos de Berlim-1936. Hess decolou de Augsburg em 10/05/1941, à noite, sem notificar qualquer pessoa. Perto de seu objetivo, cinco horas depois, e sendo perseguido por caças britânicos de contenção, Hess saltou de paraquedas deixando sua aeronave (Me Bf-110) espatifar-se no solo. Ao chegar em terra foi imediatamente preso e, apresentando-se com nome fictício, disse que trazia importante mensagem ao Duque de Hamilton. Este, após ser notificado, esteve com Hess e, mais tarde, revelou sua identidade às autoridades. No dia seguinte, a notícia da prisão de Rudolf Hess caiu como uma bomba em Berlim. Hitler, totalmente enfurecido, logo tratou de desmentir que ele estivesse em missão oficial e que tratava-se de um ato insano. Hess foi destituído de todos os cargos que ocupava no governo e no NSDAP. Passou os próximos quatro anos em cárcere na Inglaterra e tentou o suicídio mais de uma vez. 
Ao final da guerra, foi levado para a Alemanha a fim de se submeter a julgamento coletivo no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg. Durante as sessões visivelmente demonstrou sinais de desequilíbrio mental. Sua sentença foi prisão perpétua. Hess foi encarcerado em Spandau e, depois da liberdade de Schirach e Speer, em out./1966, passou a ser o único prisioneiro da 2ª Guerra, por pressão dos soviéticos. Em ago./1987 Rudolf Hess foi encontrado enforcado. Tinha 93 anos de idade, 46 dos quais passou em cativeiro.




Promoções:
??/04/15 Soldado (Exército)
? Sargento Jr.
16/10/18 2º Tenente
05/12/32 Tenente-general-SS (Allgemeines)
01/07/33 General-SS
Principais condecorações:
??/04/15 Cruz de Ferro 1914 2ª Classe
? Insígnia de Ouro do NSDAP
? Medalha da Ordem de Sangue do NSDAP
Principais posições:
21/04/33 - 10/05/41 Vice-führer do Reich
01/12/33 - 10/05/41 Ministro de Estado do Reich (sem pasta)
04/02/38 - 10/05/41 Membro do Conselho do Gabinete Secreto do Reich
30/08/39 - 10/05/41 Membro do Conselho de Defesa do Reich

Um comentário: