quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Juramento de vida ou morte ?


Hitler assumiu a Chancelaria da Alemanha em jan./1933 e logo, com o auxílio de seus sectários, tramou uma forma de expulsar os comunistas do país naquilo que ficou na História conhecido como o "Incêndio do Reichstag" (vide detalhes aqui). Em meados do ano seguinte foi a vez da eliminação da cúpula das SA, tropa de choque do NSDAP, os "camisas pardas", que vinham rivalizando com o poder do Exército regular. "A Noite das Longas Facas" não apenas degolou as SA como também foi subterfúgio para o assassinato de muitos inimigos do regime. O acordo secreto que o Führer havia feito com o Ministro da Defesa, General Werner von Blomberg (vide bio aqui), deixou as Forças Armadas (Wehrmacht), a partir daquela ocasião, totalmente submissas as intenções do ditador. Em ago./1934 o alquebrado Marechal Hindenburg (vide bio aqui), presidente da Alemanha, faleceu e deixou o caminho livre para Hitler abolir aquele cargo e tornar-se o único mandatário do país.


Contudo ainda faltava uma coisa, algo que mantivesse o militar e o povo presos definitivamente às vontades de Adolf Hitler. Não ao chanceler, ou à pátria, nem à bandeira ou ao povo, tão somente à figura salvadora daquele homem que estava predestinado a conduzir a população do país à glória e à prosperidade - um juramento de irrestrita lealdade com hipoteca da própria vida. Desta forma, logo após o funeral de Hindenburg, foram instituídos oficialmente os juramentos das Wehrmacht e Waffen-SS. Eis suas palavras:
Wehrmacht
"Eu juro por Deus neste sagrado juramento que renderei incondicional obediência a Adolf Hitler, líder do Reich Alemão, supremo comandante das Forças Armadas, e que devo estar sempre preparado como um bravo soldado, a dar minha vida por este juramento"
Waffen-SS
"Eu juro a você, Adolf Hitler, líder e chanceler da nação alemã, lealdade e bravura. Eu voto a você e meus superiores designados por você, obediência até a morte. Assim Deus me ajude"

Um comentário: