quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gertraud (Traudl) Junge (*16/03/1920†10/02/2002)

Traudl Junge nasceu em Munique, estado da Baviera, em mar./1920. Aos 22 anos, em dez./1942, foi admitida como secretária de Hitler, sendo a mais jovem das três secretárias particulares. Seis meses depois casou-se com o oficial-SS Hans Hermann Junge (vide foto abaixo) que viria a falecer em combate, em agosto do ano seguinte, na França. Traudl acompanhava seu "chefe" onde quer que ele estivesse: na Chancelaria do Reich, na Toca do Lobo (Prússia Oriental), no Berghof  (a casa de campo em Berchtesgaden) e, nos dias finais da guerra, no bunker em Berlim.
Coube à ela estenografar e depois datilografar o testamento político e pessoal do Führer antes do suicídio, em 30/04/1945. Traudl brincava com os filhos do casal Goebbels quando escutou um tiro vindo do interior do bunker sinalizando que Hitler havia se matado. Um som bem diferente daqueles que pipocavam do lado de fora do abrigo. No dia seguinte ela deixou o esconderijo acompanhada de um grupo composto por várias pessoas que permaneceram ao lado do ditador, liderado pelo Major-general-SS Wilhelm Mohnke. Ela e duas outras secretárias conseguiram atravessar as linhas soviéticas, sair de Berlim e alcançar o Rio Elba. Os demais elementos do grupo foram aprisionados.
Incapaz de se entregar aos aliados, Traudl retornou à Berlim um mês depois no intuito de pegar um trem até o lado ocidental onde se encontravam as tropas anglo-americanas. Em 09/07, com nome disfarçado, ela foi presa por agentes da administração soviética local e submetida à intenso interrogatório. Enquanto esteve aprisionada ela escutou a versão soviética dos fatos acontecidos na Rússia e as atrocidades cometidas pelas SS contra o povo russo. Ela ficou estarrecida já que somente conhecia a versão divulgada pela imprensa alemã maliciosamente maquiada pela astúcia do Dr. Goebbels. Traudl esteve em diversas prisões e em todas foi interrogada sobre tudo que cercava a vida de Adolf Hitler, principalmente dos detalhes de seu suicídio, pois ainda havia dúvidas da veracidade deste fato. Em dez./1945 ela foi libertada, mas ficou restrita ao setor soviético da capital. No início do ano seguinte ela adoeceu e foi internada num hospital do setor britânico onde permaneceu dois meses. Neste período, sua mãe, Hildegard, conseguiu os papéis necessários para transferí-la para a Baviera, setor americano. Assim sendo, no início de fev./1946, elas cruzaram a zona soviética de ocupação (mais tarde Alemanha Oriental) e chegaram ao sul da Baviera. Ali ela foi detida pelas autoridades locais e também submetida a novos interrogatórios sobre seu período de trabalho com o ditador nazista. No segundo semestre daquele ano ela foi, finalmente, posta em liberdade para viver numa Alemanha pós-guerra.
Traudl, embora fosse testemunha ocular dos últimos dias da vida de Hitler, passou anos na obscuridade. Trabalhou em pequenos empregos como secretária e por duas ocasiões foi morar, por curto período, na Austrália onde residia sua irmã mais nova. Anos depois, em 1989, Traudl resolveu tornar público seu conhecimento de fatos tão sombrios para o resto do mundo. Seus manuscritos sobre aquela época viraram um livro intitulado "Vozes do bunker". Dois anos depois ela apareceu em documentário da TV alemã sobre a guerra (Hitler's Enchmen) e em outro documentário austríaco - "Nó Cego: A Secretária de Hitler".
No dia 10/02/2002 Traudl Junge faleceu de câncer aos 82 anos. Seu legado foi fundamental para a produção do famoso filme alemão, de 2006, "A Queda" (Downfall). Uma obra imperdível sobre os derradeiros dias de Adolf Hitler e seus mais próximos colaboradores dentro do abrigo subterrâneo em Berlim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário