O Melhor Piloto de Bombardeiro de Mergulho
Hans-Ulrich Rudel nasceu na cidade de Konradwaldau, região da Silésia, hoje parte do território polonês, em jul./1916. Em 1933 ingressou na Juventude Hitlerista e aos vinte anos alistou-se na Luftwaffe como Aspirante. Completou seu curso de pilotagem no começo de 1939 pouco antes de ser comissionado 2º Tenente. No começo da 2ª Guerra Rudel atuou como piloto observador na invasão da Polônia e foi condecorado com a Cruz de Ferro 1939 2ª Classe. Entretanto o sonho dele sempre fora tornar-se piloto de bombardeiro de mergulho. Em mar./1940 ele finalmente conseguiu ingressar na escola de pilotos daquela classe. Em setembro do mesmo ano ele concluiu seu treinamento e ingressou na 1./St.G 2 Immelmann (1º Esquadrão da Ala de Bombardeiros de Mergulho nº 2) onde realizou suas primeiras missões na campanha contra os países dos Balcãs e Creta. Seu avião, um Ju-87 Stuka, mergulhava em alta velocidade num ângulo de quase 90º sobre seu alvo e lançava uma bomba com precisão quase milimétrica.
Rudel foi transferido para a frente oriental tão logo os alemães se preparavam para invadir a Rússia. Nos primeiros dias da ofensiva ele voou diversas missões alcançando resultados surpreendentes, destruiu vários aviões estacionados, pontes, veículos e tanques. Em reconhecimento foi agraciado com a Cruz de Ferro 1939 1ª Classe. Ainda naquele mês completou cem missões de combate e também foi condecorado com o Troféu de Honra. Em 23/09/1941 conseguiu uma façanha extraordinária - sua unidade foi deslocada para interceptar uma frota de navios russos que se encontrava ancorada no Mar Báltico, próximo à Leningrado, defendida por pesada artilharia antiaérea. Rudel afundou sozinho o couraçado Marat, de 26 mil toneladas, com o lançamento de apenas uma bomba certeira. Nos meses seguintes foi agraciado com a Cruz Germânica em ouro e com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Na ocasião, devido a sua experiência em combate, foi elevado a staffelkaptän do 9./St.G 2 Immelmann (9ª Esquadrilha da Ala de Bombardeiros de Mergulho nº 2) por curto espaço de tempo dado que foi transferido para a Áustria como instrutor de novos pilotos de Stuka. Em jun./1942 retornou à frente de batalha nos céus da Rússia e, em agosto, assumiu o comando do 1./St.G 2 Immelmann (1ª Esquadrilha da Ala de Bombardeiros de Mergulho nº 2). No mês seguinte completou sua 500ª missão de combate e, em fevereiro do ano seguinte, sua missão de número 1.000, uma fato histórico. Para homenagear o inédito evento foi promovido à Capitão e condecorado com a cobiçada Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho.
Seu avião, agora equipado com dois canhões de 37 mm para destruir tanques (Kanonenvogel), continuou fazendo fama e ganhando prestígio entre os pilotos do front. Em jul./1943 foi indicado para Kommandeur do III./St.G 2 Immelmann (3º Grupo da Ala de Bombardeiros de Mergulho nº 2). Nesta unidade Rudel destruiu diversos tanques soviéticos durante a Batalha de Kursk. Em outubro daquele ano, quando deixou a unidade, já havia completado 1.500 missões de combate, sendo agraciado com as Espadas de sua Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, uma medalha incomum. Tornara-se herói nacional.
Em março de 1944 o avião do então Major Rudel foi forçado a pousar atrás das linhas inimigas juntamente com outro aparelho de sua unidade. Os quatro homens fugiram à pé das tropas soviéticas que os cercavam, entretanto apenas Rudel conseguiu se salvar, mesmo ferido, e retornar ao seu posto de comando. Logo se recuperou do ferimento e voltou a voar. Alguns dias depois ele executou sua 1.800ª missão e foi homenageado com a Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes, sendo apenas o 10º militar das Wehrmacht a ter recebido tão honrosa condecoração. Em junho completou 2.000 missões aéreas e dois meses depois foi designado Komodore do SG 2 Immelmann (Ala de Bombardeiros de Mergulho nº 2).
Seguindo sua brilhante carreira de caçador de tanques, em agosto de 1944 ele já havia destruído nada menos que 300 blindados inimigos. Essa marca foi sendo superada e alcançou 463 em dezembro, um fato inigualável durante toda a 2ª Guerra Mundial. Em reconhecimento foi promovido à Coronel (aos 28 anos) e condecorado com a maior classe existente da Cruz de Ferro, a qual seria também o único detentor - a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas, Diamantes em Ouro ! Hitler, pessoalmente, lhe entregou a honraria no dia de ano novo de 1945.
Em fev./1945 a aeronave de Rudel foi atingida por artilharia antiaérea próximo a Frankfurt. Ele, mesmo seriamente ferido, conseguiu pousar seu Stuka e ser levado para hospital de campo onde teve sua perna direita amputada na altura do joelho.
Nem isso fez o excelente piloto desistir. Antes do final da guerra, usando prótese, ele ainda pilotou algumas missões em seu novo avião Fw-190, adaptado para destruir tanques e aumentou ainda mais seu escore. Ao terminar a guerra Rudel foi aprisionado pelos norte-americanos passando um ano em cativeiro. Hans-Ulrich Rudel morreu de causas naturais aos 66 anos em dez./1982.
O balanço final de sua carreira como o militar das Wehrmacht mais bem condecorado de toda a 2ª Guerra Mundial é impressionante:
Promoções:
Promoções:
04/12/36 Cadete
01/06/38 Subtenente
01/06/38 Subtenente
01/01/39 2º Tenente
01/09/40 1º Tenente
01/04/43 Capitão
01/03/44 Major
01/09/44 Tenente-coronel
29/12/44 Coronel
10/11/39 Cruz de Ferro 1939 2ª Classe
18/07/41 Cruz de Ferro 1939 1ª Classe
18/07/41 Broche Operacional de Voo em Ouro
18/07/41 Broche Operacional de Voo em Ouro
20/09/41 Troféu de Honra da Luftwaffe
02/12/41 Cruz Germânica em ouro
06/01/42 Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
14/04/43 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho (229º)
25/11/43 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho e Espadas (42º)
??/03/44 Brevê de Piloto / Observador em Ouro e Diamantes
??/03/44 Brevê de Piloto / Observador em Ouro e Diamantes
29/03/44 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes (10º)
29/12/44 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes em Ouro (único a receber)
29/12/44 Broche Operacional de Voo em Ouro e Diamantes com pendente "2.000" (único a receber)
??/??/45 Insígnia de Ferimento em Ouro
??/??/45 Insígnia de Ferimento em Ouro
Principais posições/comandos:
01/06/39 - 01/03/40 2./Aufkl. Gr. 121
??/04/41 - ??/12/41 1./St.G 2 Immelmann
??/04/41 - ??/12/41 1./St.G 2 Immelmann
??/06/42 - 14/08/42 Cmte. Esquadrilha (Capitão) do 9./St.G 2 Immelmann
15/08/42 - 17/07/43 Cmte. Esquadrilha (Capitão) do 1./St.G 2 Immelmann
18/07/43 - 31/07/44 Cmte. Grupo do III./St.G 2 Immelmann
01/08/44 - 08/02/45 Cmte. de Ala (Comodoro) SG 2 Immelmann
20/04/45 - 08/05/45 Cmte. de Ala (Comodoro) SG 2 Immelmann
Resumo pessoal:
Resumo pessoal:
. Número de missões: 2.530 (recorde mundial)
. Número de abates: 9 (7 caças e 2 bombardeiros de mergulho)
. Aviões: Ju-87B/D/G, Fw-190A/D
. Número de abates: 9 (7 caças e 2 bombardeiros de mergulho)
. Aviões: Ju-87B/D/G, Fw-190A/D
Obs.: Destruiu 150 peças de artilharia, 519 tanques, mais de 800 veículos motorizados de todas as espécies, 1 encouraçado soviético afundado (Marat), 1 encouraçado parcialmente danificado (Revolução de Outubro), 2 cruzadores e 1 destróier afundado, 70 barcaças de desembarque, 4 locomotivas blindadas, diversos abrigos, pontes e linhas de suprimentos. Abatido ou forçado a pousar cerca de 32 vezes
. Histórico de missões:24/07/41 - 100ª
24/09/42 - 500ª
10/02/43 - 1.000ª
12/08/43 - 1.300ª
09/10/43 - 1.500ª
??/03/44 - 1.800ª
01/06/44 - 2.000ª
08/05/45 - 2.530ª
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