terça-feira, 15 de maio de 2012

HARTMANN, Erich Alfred (*22/02/1922†20/09/1993)


O Melhor Piloto de Caça Diurno

Erich Hartmann nasceu em Weissach, estado alemão de Württenberg, em fev./1922. Aos dezoito anos alistou-se na Luftwaffe, já em tempos de guerra, como Aspirante sendo comissionado 2º Tenente em mar./1942, após um intenso período de treinamento. Em outubro daquele ano foi alocado no 7./JG 52 (7ª Esquadrilha da Ala de Caças nº 52) que lutava na Rússia. Sua carreira de famoso piloto de caça monoposto, após um começo difícil, deslanchou; já no mês seguinte abateu seu primeiro inimigo sendo agraciado com a Cruz de Ferro 2ª Classe. Em abr./1943 somava mais de dez abates e no mês seguinte foi indicado staffelkaptän de sua esquadrilha. Em agosto alcançou cinquenta vitórias e, logo após, foi abatido atrás das linhas inimigas, contudo conseguiu voltar no dia seguinte, ludibriando seus captores.
Em set./1943, pela experiência já adquirida em combate aéreo, Hartmann foi nomeado staffelkaptän do 9./JG 52 (9ª Esquadrilha da Ala de Caças nº 52), ainda lutando em céus do front leste. Dias depois foi agraciado com o Troféu de Honra da Luftwaffe por ter atingido a marca de noventa abates. Ainda antes de encerrar aquele mês ultrapassou os cem abates, uma marca extraordinária para um jovem 2º Tenente de apenas 21 anos. Em reconhecimento pelo feito inédito, "Bubi", como era carinhosamente chamado pelos seus companheiros de farda, foi condecorado com a Cruz Germânica em ouro e com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.
Seu desempenho à frente da sua unidade somente crescia. Antes mesmo de encerrar o ano de 1943 Hartmann derrubou seu 150º avião adversário e em fevereiro do ano seguinte, após abater dez caças soviéticos no mesmo dia, atingiu a marca de 200 vitórias aéreas - um fato espetacular que lhe garantiu as Folhas de Carvalho para sua Cruz de Cavaleiro.
O que parecia bastante suficiente para um piloto tão jovem não parou de melhorar. Em jun./1944 depois de derrubar seis aviões russos, totalizou 250 abates. Em reconhecimento foi promovido à 1º Tenente e homenageado com a raríssima Espadas para sua Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho. Todavia Hartmann não tinha limites e na sequência alcançou a fantástica marca de 300 aviões inimigos derrubados, colocando-se como o único piloto da história a conseguir tão grandiosa façanha. Hartmann foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes, sendo apenas o 18º militar das Wehrmacht a receber tão gloriosa honraria e promovido à Capitão. Hitler pessoalmente lhe entregou o prêmio. Toda esta performance sensacional fica ainda mais valiosa se considerarmos que Hartmann tinha apenas 22 anos e estava pilotando caças há menos de dois anos.
Nos meses finais de 1944 Bubi foi transferido para o comando de outras duas esquadrilhas dentro da mesma Ala (JG 52) e em fev./1945 foi designado Kommandeur do I./JG 52 (1º Grupo da Ala de Caças nº 52), ainda lutando no front oriental. Em abril ele conseguiu o que parecia impossível - atingiu a marca de 350 abates e no final da guerra foi promovido à Major, aos 23 anos de idade.
Hartmann, considerado "ás dos ases", passou dez anos em cativeiro soviético e, após ter sido libertado, continuou sua carreira militar na Força Aérea da Alemanha. Em set./1993, aos 71 anos, Erich Hartmann faleceu de causas naturais. Até hoje sua história militar, como piloto de caça, é respeitada por todas as forças aéreas do mundo.
Promoções:
01/10/40 Aspirante
31/03/42 2º Tenente
01/07/44 1º Tenente
01/09/44 Capitão
08/05/45 Major







Principais condecorações:
17/12/42 Cruz de Ferro 1939 2ª Classe
07/03/43 Cruz de Ferro 1939 1ª Classe
13/09/43 Troféu de Honra da Luftwaffe
17/10/43 Cruz Germânica em ouro
29/10/43 Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
02/03/44 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho (420º)
04/07/44 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho e Espadas (75º)
25/08/44 Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes (18º)
??/08/44 Brevê de Piloto/Observador em Ouro e Diamantes
Principais posições/comandos:
01/03/42 - 20/08/42 JFS¹ 2
21/08/42 - 09/10/42 Erg. JGr. Ost²
10/10/42 - 17/05/43 7./JG 52
18/05/43 - 20/08/43 Cmte. de Esquadrilha (Capitão) do 7./JG 52
02/09/43 - ??/09/44³ Cmte. de Esquadrilha (Capitão) do 9./JG 52
01/10/44 - 26/10/44 Cmte. de Esquadrilha (Capitão) do 6./JG 52
27/10/44 - 09/12/44 Cmte. de Esquadrilha (Capitão) do 4./JG 52
01/02/45 - 15/02/45 Cmte. de Grupo do I./JG 53 Pik As
01/02/45 - 08/05/45 Cmte. de Grupo do I./JG 52
Resumo pessoal:
. Número de abates: 352 (345 soviéticos e 7 norte-americanos)
. Número de missões: 1.404
. Ranking: 1º
. Abatido pelo menos 18 vezes
. Avião: Me Bf 109G
. Histórico de abates:
05/11/42 - 1º
24/03/43 - 5º
30/04/43 - 10º/11º
05/07/43 - 18º/21º
07/07/43 - 22º/28º (7!)
08/07/43 - 29º/32º
09/07/43 - 33º/35º
17/07/43 - 40º
01/08/43 - 43º/47º (5!)
03/08/43 - 48º/51º
04/08/43 - 52º/56º (5!)
05/08/43 - 57º/61º (5!)
07/08/43 - 63º/67º (5!)
08/08/43 - 68º/71º
09/08/43 - 72º/75º
17/08/43 - 79º/82º
18/08/43 - 92º/95º
20/08/43 - 89º/90º
18/09/43 - 93º/95º
20/09/43 - 98º/101º
26/09/43 - 105º/107º
28/09/43 - 110º
30/09/43 - 113º/115º
02/10/43 - 118º/121º
11/10/43 - 125º
13/10/43 - 130º
15/10/43 - 134º/136º
21/10/43 - 140º
26/10/43 - 145º/146º
13/12/43 - 150º
17/12/43 - 154º/156º
03/01/44 - 160º
08/01/44 - 163º/165º
17/01/44 - 169º/172º
23/01/44 - 173º/176º
30/01/44 - 178º/183 (6!)
31/01/44 - 184º/185º
01/02/44 - 186º/190º (5!)
26/02/44 - 193º/202º (10!!)
24/04/44 - 204º/205º
04/05/44 - 209º/211º
05/05/44 - 212º/217º (6!)
07/05/44 - 219º/221º
20/05/44 - 224º/225º
31/05/44 - 229º/231º
01/06/44 - 232º/237º (6!)
03/06/44 - 240º/243º
04/06/44 - 244º/250º
05/06/44 - 253º/257º (5!)
06/06/44 - 258º/262º
24/06/44 - 265º
15/08/44 - 270º/271º
18/08/44 - 275º
22/08/44 - 279º/283º (5!)
23/08/44 - 284º/291º (8!)
24/08/44 - 292º/302º (11!!)
27/10/44 - 305º
13/11/44 - 308º/311º
16/11/44 - 314º/315º
22/11/44 - 317º/322º (6!)
23/11/44 - 323º/327º (5!)
09/12/44 - 330º/331º
06/03/45 - 340º/341º
11/03/45 - 345º
17/04/45 - 350º
08/05/45 - 352º
Obs.: ¹ Escola de pilotos de caça. ² Grupo de Caças de Reserva do Leste. ³ Licença.




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