quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CRUZ ESPANHOLA (Spanienkreuz)


Linda medalha instituída em abr./1939 destinada aos militares (com espadas) ou não-militares (sem espadas) que tivessem participado da Guerra Civil Espanhola (jul./1936 a mar./1939).
Existiram quatro classes desta condecoração a saber: bronze, para combatentes sem experiência ou não-combatentes que serviram pelo menos 3 meses em solo ou águas espanholas (foto à esquerda); prata, para combatentes com alguma experiência que demonstraram participação decisiva nas batalhas ou não-combatentes com pelo menos 3 meses em território espanhol e que demonstraram bravura acima do dever; ouro, para combatentes experientes com participação decisiva nas batalhas; e ouro com diamantes, para combatentes experientes com desempenho acima do dever ou destacada liderança em combate (foto à direita). Estas duas últimas classes, em ouro, eram restritas aos militares.
Seu uso, conforme o regulamento militar, deveria ser sobre o bolso superior direito do uniforme. Caso o recebedor, mais tarde, fosse condecorado com a Cruz Germânica, deveria usar sua Cruz Espanhola abaixo desta.
Para os mortos ou desaparecidos em ação havia uma Cruz Espanhola de Honra (de bronze sem espadas), porém pouco menor que as demais e suspensa por uma fita com as cores da bandeira espanhola (vermelho-amarelo-vermelho) na borda e uma faixa em preto no centro (indicativa de luto). Era entregue ao parente mais próximo da vítima.
Ao todo, após o conflito civil, foram condecoradas 26.431 pessoas, sendo 315 em caráter póstumo (Cruz de Honra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário