terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CRUZ DE FERRO 1914 (1914 Eisernen Kreuz)

Instituída em 05/08/1914 como reconhecimento aos militares por cumprimento de tarefas acima do dever ou atos de bravura em combate diante do inimigo.
Havia duas classes desta condecoração: a de 2ª classe ficava pendente por uma fita nas cores preto & branco (foto à esquerda), embora no dia-a-dia seu uso ficasse restrito apenas à fita usada no segundo botão da farda diagonalmente e a de 1ª classe, sem fita, mas usada presa por um pino ao bolso superior esquerdo da farda ou na altura do tórax (foto à direita). A Cruz de 2ª Classe também poderia ser usada na barra de fitas de medalhas acima do bolso esquerdo. Recomendo a leitura do ítem CRUZ DE FERRO 1914 / 1939 DE 2ª CLASSE (uso na barra de fitas de medalhas), aqui. Só tinha direito a receber a 1ª Classe quem já tivesse recebido a 2ª Classe.
A letra "W" na parte central da cruz significava "Wilhelm", o Kaiser alemão. No verso haviam as letras "FW" de Friedrich Wilhelm e "1813" na borda inferior para lembrar o ano de instituição da primeira Cruz de Ferro durante a guerra de libertação contra Napoleão Bonaparte.
É desconhecido o número correto de detentores de ambas as classes, todavia acredita-se que cerca de 218 mil soldados tenham recebido a Cruz de Ferro 1ª Classe e ao redor de 5,2 milhões a de 2ª Classe.

documento 2ª classe

documento 1ª classe

Nenhum comentário:

Postar um comentário