quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CRUZ DE HONRA 1914-18 (Ehrenkreuz)

Medalha instituída em jul./1934 com o intuito de resgatar o orgulho militar daqueles que participaram da 1ª Grande Guerra.
Duas classes foram criadas: com espadas (destinada aos combatentes) e sem espadas (aos não-combatentes). Vide foto acima, ao centro e à direita.
Uma terceira classe em bronze preto foi ainda criada para homenagear os mortos ou desaparecidos durante aquele conflito, cujas cores da fita diferiam pela ordem. Vide foto acima, à esquerda. Em todas as classes o verso era liso.
Seu uso era restrito à barra de fitas de medalhas (vide foto abaixo) usada sobre o bolso superior esquerdo do uniforme. Sugiro a leitura do ítem BARRA DE FITAS DE MEDALHAS, neste blog, aqui.
Todos os veteranos a receberam, portanto mais de 8 milhões delas foram entregues, sendo 729 mil em caráter póstumo (classe em preto), ao parente mais próximo.
No meio da tropa ficou mais conhecida como "Cruz de Hindemburg", pois o documento oficial (vide foto abaixo) que a acompanhava, na ocasião da entrega, era assinado pelo presidente da Alemanha, o Marechal-de-campo Paul von Hindenburg, logo depois falecido.

documento

barra de fitas de medalhas - versão com espadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário