quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CRUZ DE CAVALEIRO DE MÉRITO DE GUERRA (Ritterkreuz des Kriegsverdienst Kreuz - RKKVK)


















Condecoração instituída em ago./1940 para militares (versão com espadas) ou não-militares (versão sem espadas) que já tivessem recebido a Cruz de Mérito de Guerra 1939 1ª Classe, embora sem desempenho suficiente para ter sido condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.
Seu desenho, como apresentado na foto da esquerda, era semelhante a Cruz de Mérito de Guerra 1939 1ª Classe, embora fosse de prata maciça e seu diâmetro um pouco maior. Era suspensa por uma fita nas cores do 3º Reich (vermelho, preto e branco), a fim de ser usada, tal qual a Cruz de Cavaleiro, ao redor do pescoço.
Somente 259 pessoas foram agraciadas com esta honraria, com ou sem espadas. Acompanhava um estojo e um certificado nominal (vide foto mais abaixo) assinado pelo superior-comandante da unidade onde o militar servia.
Na foto à direita pode-se notar o momento em que um Sargento do Exército acaba de ser condecorado com a Cruz de Cavaleiro de Mérito de Guerra com Espadas. Note-se, ainda, a Cruz de Mérito de Guerra 1939 com Espadas 1ª Classe afixada ao bolso esquerdo do uniforme.
Em out./1944 Hitler instituiu uma versão em ouro desta condecoração que deveria ficar equiparada à Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, embora abaixo das Folhas de Carvalho. São conhecidos apenas 21 casos de detentores não-militares (sem espadas) desta versão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário