quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

INSÍGNIA DE FERIMENTO 1939 (Verwundeten)


preto
Insígnia instituída em set./1939, portanto quando a 2ª Guerra Mundial teve início. Destinava-se aos feridos em combate ou no cumprimento do dever.
Três classes foram criadas: preto (foto à esquerda), prata e ouro (foto à direita), que se diferenciavam pela quantidade de ferimentos recebidos em ocasiões distintas, perda de órgãos ou membros, danos cerebrais, desfiguração facial, cegueira total ou morte.
Segundo determinava o regulamento militar, qualquer das classes deveria ser usada sobre o bolso superior esquerdo da farda, contudo abaixo de todas as demais condecorações ou insígnias, se fosse o caso.
Não se conhece exatamente o número de condecorados com esta insígnia, embora se acredite que mais de 5 milhões delas tenham sido entregues durante a 2ª Guerra Mundial. Acompanhava um documento oficial assinado pelo comandante da unidade onde o agraciado servia.
ouro
Após o atentado fracassado contra Adolf Hitler, em 20/07/1944, uma nova versão foi instituída, também em três classes (as mesmas da insígnia padrão), a fim de agraciar as pessoas que estavam presentes à reunião onde se deu a explosão naquela data. As classes se diferenciavam pela gravidade dos ferimentos e foram entregues pessoalmente pelo ditador até mesmo nos hospitais. A Insígnia de 20 de Julho, como ficou conhecida, era desenhada de forma semelhante, mas as espadas estavam cruzadas em ângulo maior e, abaixo do capacete, estavam gravadas, em alto relevo, a data e a assinatura de Hitler. É sabido que 24 militares estavam na sala de reuniões onde o atentado aconteceu. Quatro deles morreram e os demais sairam feridos de alguma forma, até mesmo o ditador.
Uma versão anterior, instituída em mai./1939, foi criada com o objetivo de condecorar os alemães feridos durante a Guerra Civil na Espanha. Também haviam três classes e seu desenho era bastante semelhante ao modelo padrão. Apenas 183 militares a receberam, sendo apenas um a classe de prata e nenhum a classe de ouro.
Convém lembrar, que esta insígnia foi baseada na mesma insígnia de ferimento usada durante a 1ª Grande Guerra, cujo desenho era muito parecido, mas, obviamente, sem a suástica no capacete. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário