HISTÓRIA
É necessário esclarecer ao visitante, preliminarmente, que a Chancelaria funcionava até jan./39 em um prédio situado na Wilhelmstrasse nº 77 (antiga numeração), no centro de Berlim.
Em jan./38 Hitler designou
o arquiteto Albert Speer (vide bio aqui) para construir a nova Chancelaria do Reich no entorno das
esquinas da Hermann Göring Strasse, Vosstrasse e Wilhelmstrasse. O prazo solicitado para
término da imensa construção foi de um ano. Na verdade as desapropriações e
demolições ao redor da quadra começaram antes, por volta de 1937 e o projeto megalomaníaco
e caro remonta ao começo de 1935. Quatro mil e quinhentos operários trabalharam em
rodízio 24 h/dia e o verdadeiro palácio foi concluído dentro do cronograma
determinado o que deu grande prestígio a Speer. Não se mediu esforços
nem recursos financeiros para levar a cabo a grandiosa obra, digna do estilo
arquitetônico do 3º Reich. Portas de
5 m de altura, mármores avermelhadas, inúmeros corredores longos, espaços
enormes, mobiliário ao estilo teutônico, tapeçarias Gobelin gigantescas e obras de arte
monumentais. Estima-se que o custo total
chegou à casa dos 90 milhões de Reichsmark
(1 bilhão de Euros).
Portanto é primordial não confundir as duas construções que serviram de sede para a Chancelaria. Neste tópico abordaremos os dois prédios sempre esclarecendo qual estamos nos referindo e relacionando a imagem mostrada às plantas ou maquetes do começo.
Durante a Batalha de Berlim, em abr./1945, a Chancelaria
foi duramente atingida pela artilharia soviética como também pelos raids aéreos dos aliados. Posteriormente
foi demolida completamente pelas forças russas de ocupação. Grande parte do
material foi reaproveitada na reconstrução da capital, num momento em que quase
tudo era escasso.
PLANTAS E MAQUETES
Foto 1: Nesta planta observamos a nova Chancelaria totalmente voltada para a Vosstrasse com duas entradas (assinaladas) e um enorme jardim nos fundos. À direita, voltada para a Wilhelmstrasse, está localizada a velha Chancelaria (assinalada) também com seu jardim menor nos fundos. À esquerda, voltada para a Hermann Göring Strasse localiza-se o quartel de guardas das SS (assinalado), responsável pela segurança interna e externa de toda área. Observar ainda, nesta rua, as entradas de veículos para a garagem subterrânea (assinaladas). O bunker (assinalado), onde Hitler se suicidou ao final da guerra, está próximo ao jardim da velha Chancelaria, desenhado em vermelho.
Foto 2: Aqui podemos observar o posicionamento dos principais cômodos da nova Chancelaria na construção. Da direita para a esquerda temos, pela ordem: entrada de veículos pela Wilhelmstrasse, Pátio de Honra, Lobby, Sala de Mosaicos, Sala Redonda, Galeria de Mármore e Salão de Eventos. Voltados para o jardim dos fundos temos: hall e Sala de Jantar, Escritório do Führer e Sala de Reunião do Conselho de Ministros. Há outros aposentos não assinalados que pertencem ao chefe da Chancelaria e seu staff, administração, recepção, escritórios de ajudantes, biblioteca e etc. Clique na imagem para ampliar.
Foto 19a: Vista frontal obtida da Praça Wilhelm.
Foto 3: Nesta maquete em 3D é possível observar melhor toda a área. Na esquina das Vosstrasse com Wilhelmstrasse há o palácio Borsig (assinalado) que foi poupado de demolição e incorporado ao grande complexo.
Foto 4: A mesma maquete mostra, agora, a Chancelaria do Reich pelos fundos e a posição de alguns cômodos e ambientes vistos pelo jardim.
Foto 4a: Finalizando este bloco, aqui temos a mesma maquete das duas fotos anteriores em ângulo diferente.
TOUR
Foto 5: Convidamos o visitante a fazer um tour pelo quarteirão da Chancelaria do Reich, iniciando na esquina da Hermann Göring Strasse com Vosstrasse. À esquerda da rua a grande fachada do prédio em estilo moderno contrastando com as construções do outro lado. Este primeiro bloco concentra a maior parte dos escritórios da administração.
Foto 6: Descendo a Vosstrasse chegamos próximo à primeira entrada (Vosstrasse nº 6). Notar as enormes colunas, a grande águia de asas abertas sobre e os dois sentinelas. A largura da rua comporta trânsito de veículos nos dois sentidos.
Foto 7: Uma maior aproximação.
Foto 8: A exata noção da grandiosidade das medidas. Colunas de 9 m de altura.
Foto 9: Sentinelas do Leibstandarte SS Adolf Hitler em uniformes negros impecáveis. Marco característico do local para os transeuntes.
Foto 10: Caminhando mais alguns metros observamos que a fachada recua deixando à mostra, na calçada, o respiradouro para ventilação do subterrâneo que se interligava pela garagem abaixo dos jardins ao fundo da Chancelaria. No final do tópico apresentamos um excelente vídeo em computação gráfica detalhando melhor toda este área bem como de outros ambientes da nova Chancelaria.
Foto 11: Imagem anterior oposta. Na verdade haviam abrigos públicos antiaéreos no subterrâneo de quase toda a área da nova Chancelaria. Túneis se interligavam com várias saídas e se conectariam, mais tarde, ao bunker nos fundos da antiga Chancelaria.
Foto 12: Mais além chegamos à segunda entrada (Vosstrasse nº 4) em estilo idêntico à primeira. Apenas uma diferença sutil: as águias sobre a entrada estão com a cabeça voltadas uma para outra.
Foto13: É curioso observar que este segundo bloco do prédio possui apenas duas fileiras de janelas e não três como nos demais.
Foto 14: Ao atingir a esquina da Vosstrasse com Wilhelmstrasse nos deparamos com este prédio em estilo completamente antigo, construído entre 1875-77. Trata-se do Palácio Borsig que foi mantido e incorporado à Chancelaria. Vide maquete da foto 3.
Foto 15: Contornando a esquina chegamos à extensão da velha Chancelaria construída entre 1928-31 no local onde existia o Palácio Voss. Em 1934 o interior foi reformado no momento em que a velha Chancelaria também passava por reformas.
Foto 16: Detalhe do balcão (assinalado na foto anterior) construido por ordens do Führer em 1935. Ele exigiu este detalhe para que pudesse acenar ao público quando se aglomerava na rua abaixo.
Foto 17: Imagem anterior à 1935 mostrando a extensão ainda sem o balcão.
Foto 18: A extensão em foto tirada entre 1935-38. O balcão já construido, porém a porta (nº 78 da via) ainda não permite passagem de veículos.
Foto 19: Uma imagem mais aprofundada revela a entrada do metrô (U-bahn) em primeiro plano e parte da Praça Wilhelm à direita, local de eventos oficiais.
Foto 19b: A Praça Wilhelm vista de um ângulo pouco comum. Ao fundo a extensão da Velha Chancelaria.
Foto 19c: A Praça Wilhelm em toda sua extensão em 1939. Na lateral esquerda está a Rua Wilhelm e ao fundo o prédio do Ministério da Propaganda. Observar, ainda, no canteiro central a entrada para o Metrô.
Foto 19d: Solenidade diante do Führer em 1936.
Foto 20: Imagem pela Wilhelmstrasse. O portão para veículos visto aqui e assinalado na foto 15 foi construído na grande obra da nova Chancelaria, entre 1938-39.
Foto 21: Mais alguns metros e encerramos o tour com a visão da velha Chancelaria, aqui parcialmente vista à direita.
Foto 22: A velha Chancelaria de 1875 até 1939.
Foto 23: Outra visão frontal mais antiga.
Foto 24: Desenho fiel.
PÁTIO DE HONRA
Foto 25: Ao ultrapassar o portão de veículos (assinalado na foto 15) da Wilhelmstrasse, entramos diretamente no Pátio de Honra. Uma visão colossal, digna da arquitetura do 3º Reich. Aqui eram realizadas as revistas às tropas das SS quando alguma autoridade chegava à Chancelaria. Afora isto, dependendo do protocolo, veículos se dirigiam ao pé da escada ao fundo para embarque ou desembarque de ilustres visitantes.
Foto 26: Aproximando-se do portão à frente. Duas esculturas enormes ladeiam a escada que levam a um patamar onde se erguem quatro colunas cilíndricas de 9 metros.
Foto 26a: 1939.
Foto 27: Detalhe do portão onde acima há uma grande águia agarrada ao símbolo nazista.
Foto 28: Escultura em bronze do artista Arno Breker, favorito de Hitler, simbolizando "O Partido".
Foto 29: No outro lado, escultura semelhante simbolizando "As Wehrmacht".
Foto 30: Do lado oposto vemos por dentro a entrada do portão voltado para a Wilhelmstrasse. Vide fotos 15, 19 e 20.
Foto 31: Mesma imagem anterior enquanto Hitler passa em revista uma tropa.
VESTÍBULO
Foto 32: Saguão intermediário (Lobby). Vide posição (assinalada) na planta da foto 2. À esquerda se observa a passagem (vide foto 27) oriunda do Pátio de Honra e nas costas de quem captou a imagem há uma porta de acesso à Sala de Jantar. Vide foto 87.
Foto 32a: Vorhalle.
Foto 33: Porta de acesso à Sala de Mosaicos vista à direita na foto anterior.
Foto 34: A porta ao fundo vem do Pátio de Honra (veja foto 27).
SALA DE MOSAICOS
Foto 35: Atravessando o lobby entramos na Sala de Mosaicos em tom avermelhado, com desenhos formados em suas paredes e teto envidraçado, aproveitando luminosidade natural. Aqui foram realizadas as cerimônias dos funerais de líderes do 3º Reich como Fritz Todt (arquiteto e Ministro dos Armamentos, morto em fev./42, vide bio aqui), Hans-Valentin Hube (Coronel-general do Exército, morto em abr./44, vide bio aqui) e Reinhard Heydrich (General-SS, morto em jun./42, vide bio aqui). Suas dimensões surpreendem: 46 m de comprimento, 20 m de largura e 16 m de altura. A porta à direita leva à Sala de Jantar.
Foto 36: Detalhe dos mosaicos das paredes.
Foto 37: Detalhe do portão seguinte. Muito luxo, mármores e a costumeira grandiosidade.
SALA REDONDA
Foto 38: Próximo ambiente - Sala Redonda. Mais um cômodo ricamente decorado para impressionar visitantes com 14,25 m de diâmetro e 10,5 m de altura. Ao fundo a porta de acesso à Galeria de Mármores.
Foto 39: Detalhe da escultura em alto relevo de Arno Breker sobre a porta da foto anterior. " O Lutador".
Foto 40: Cúpula da Sala Redonda.
Foto 41: Imagem oposta e a porta oriunda do Salão de Mosaicos.
Foto 42: Detalhe da escultura em alto relevo sobre a porta da foto acima. "Gênio".
GALERIA DE MÁRMORES
Foto 43: Visão da Sala Redonda vista da porta de dentro da Galeria de Mármores.
Foto 44: Na sequência chega-se a este corredor enorme - a Galeria de Mármores. As dezenove janelas à esquerda, com 6 m de altura cada, estão voltadas para a Vosstrasse, exatamente no ponto em que a fachada dos blocos recua. Vide fotos 10 e 11. Suas dimensões impressionam: 146 m de comprimento por 12 m de largura.
Foto 45: Outra imagem do mesmo ângulo destacando-se, ao fundo, a porta aberta do Grande Salão de Eventos. Vide foto 74.
Foto 46: Nova perspectiva revela detalhes: piso de mármore altamente polido e luxuoso mobiliário próximo às portas. Tapeçarias na paredes e lindos lustres. São 5 portas de mogno com 6 m de altura cada e contorno de mármore.
Foto 47: Imagem oposta. À esquerda a porta de entrada para o escritório de Adolf Hitler. Ao fundo a porta que faz acesso à Sala Redonda. Vide foto 43.
Foto 48: Uma aproximação da entrada do escritório do Führer transmite aparência autoritária. Dois guardas SS montam sentinela. Observar ainda os dois pares de lustres na parede e uma placa metálica acima da porta com o monograma AH.
Foto 49: Visão frontal da porta de entrada do escritório de Hitler.
Foto 50: Detalhe do mobiliário e decoração na porta do escritório do ditador.
Foto 51: Detalhe do monograma sobre a porta.
ESCRITÓRIO DE ADOLF HITLER
Foto 52: Esta é a imagem interna do escritório de Hitler. São 370 m² de área com quase 10 m de altura. A porta à direita com águia nazista acima é o acesso principal pela Galeria de Mármores. Observar dois ambientes distintos: a mesa de trabalho em primeiro plano e, ao fundo, diante da lareira, um ambiente de estar com poltronas e sofá. Entre estes dois ambientes uma área totalmente livre, apenas uma mesa de apoio comprida (5 m) à esquerda, próximo às janelas fechadas.
Foto 53: Ângulo semelhante mostra o finíssimo acabamento do escritório. Quadros, tapetes, lustres e móveis. Tudo muito bem harmonizado. Observar a beleza do teto.
Foto 54: A porta de entrada vista por dentro.
Foto 55: Aproximação da mesa lateral vista nas fotos 52 3 53. Notar que através da janela se pode observar parte do jardim dos fundos da Chancelaria.
Foto 56: Aproximação do ambiente de estar. O famoso globo terrestre à esquerda, a tela de Otto von Bismarck sobre a lareira, abajures clássicos, placas de metal decorativas nas laterais, arranjo de plantas, mesa de centro redonda, tudo favorece um local acolhedor.
Foto 57: Outra tomada colorizada do mesmo ambiente. A porta à direita da lareira faz conexão com a Sala de Espera. Vide foto 68.
Foto 58: Detalhe da lareira e do quadro do "Chanceler de Ferro", Otto von Bismarck.
Foto 59: A imagem oposta mostra atrás da mesa de trabalho uma tapeçaria de parede ladeada por duas placas de metal decorativas, semelhantes as do lado oposto. Pode-se observar também uma cômoda abaixo da tapeçaria. À direita observamos as janelas (eram 5 janelas com 6 m de altura cada) voltadas para o jardim dos fundos da Chancelaria.
Foto 60: Aproximação da mesa de trabalho revela detalhes da tapeçaria, da cômoda, do abajur e do tapete. É curioso notar, ainda, que a mesa não ficava exatamente centralizada diante da parede com a tapeçaria, pois a porta à esquerda levava a um corredor de acesso às salas dos ajudantes (vide foto 64).
Foto 61: A cômoda e a tapeçaria em close up.
Foto 62: Uma maior aproximação da mesa mostra, ao fundo, no centro, próximo ao lustre, o busto preto do ex-presidente Paul von Hindenburg (vide bio aqui). A porta leva a uma pequena sala de relaxamento com banheiro privativo.
CORREDORES LATERAIS E SALA DE ESPERA
Foto 63: A fim de melhor posicionar estes cômodos na planta da nova Chancelaria, apresentamos outra vez a planta da foto 2 com setas assinalando a exata posição de cada um destes cômodos. Clique na imagem para ampliar.
Foto 64: O escritório do Führer era ladeado por dois corredores com portas voltadas para a Galeria de Mármores e do outro lado portas de acesso aos escritórios de seus assessores, ajudantes e secretárias. Esta foto parece ser o corredor à esquerda conforme visto na planta da foto acima. A porta ao fundo leva à Sala do Conselho de Ministros.
Foto 65: Este é o outro corredor à direita do escritório. Antes da poltrona da extrema direita há uma porta (não visível) oriunda da Galeria de Mármores. Observar também a planta da foto 63.
Foto 66: Sala de Espera assinalada na planta da foto 63. O corredor visto ao fundo da porta é a imagem da foto anterior.
Foto 67: A Sala de Espera vista por quem entra pela Galeria de Mármores. O mesmo estilo de decoração dos outros ambientes: tapetes finos, tapeçarias nas paredes, móveis confortáveis, plantas, abajures clássicos e etc.
Foto 68: Novo ângulo mostra, à esquerda, a porta de acesso ao escritório de Hitler. Observar a planta da foto 63.
SALA DO CONSELHO DE MINISTROS
Foto 69: O cômodo seguinte aos escritórios dos ajudantes do ditador era a Sala de Reunião do Conselho de Ministros. Vide posição na planta das fotos 2 e 63. Uma mesa enorme com 22 assentos num ambiente retangular (266 m² de área e altura de 6,5 m) finamente decorado com quadros e luminárias nas paredes de madeira.
Foto 70: Outro ângulo do mesmo ambiente. A porta ao fundo (foto 78) faz acesso ao Grande Salão de Eventos, próxima sequência de fotos.
Foto 71: Imagem oposta revela uma tapeçaria centralizada na parede e outro globo terrestre na esquerda, próximo a janela. Observar os detalhes do teto semelhantes ao do escritório do Führer. A porta à esquerda leva ao toilette e a da direita ao corredor de acesso aos escritórios dos ajudantes de Hitler (vide foto 64).
Foto 72: Aproximação do globo terrestre. As janelas à esquerda estão voltadas para os jardins do fundo do bloco.
Foto 73: Aproximação das poltronas mostra detalhes do encosto com forro alusivo ao símbolo do 3º Reich.
GRANDE SALA DE EVENTOS
Foto 74: No final da Galeria de Mármores fica o Grande Salão de Eventos. Esta é porta de acesso. Vide foto 45.
Foto 75: A porta mostrada no centro é a mesma da foto anterior, vista por dentro. Um ambiente luxuosíssimo em tom amarelo com área de 394 m² para 200 pessoas. Destacam-se os dois gigantescos candelabros de cristal com 4 m de altura, pendentes do teto. Tapeçarias Gobelin enormes nas paredes e o centro da sala totalmente livre com o piso coberto por tapete elegante.
Foto 76: Imagem oposta mostra as grandes janelas voltadas para o pátio ali existente.
Foto 77: Aproximação do mesmo ângulo da imagem anterior.
Foto 78: Imagem na sequência das fotos anteriores voltando a câmera para a direita. A porta ao fundo leva à Sala de Reunião do Conselho de Ministros citada na foto 70.
Foto 79: Aproximação da tapeçaria Gobelin entre as duas portas do Grande Salão. Vide à direita da foto anterior.
Foto 80: Paul Richter (ator), Magda Schneider (atriz) e Max Wünsche (vide bio aqui) observam a beleza do candelabro aceso. A tapeçaria na parede é vista à direita na foto 75.
Foto 81: Um evento social realizado no Grande Salão com a presença do Führer cercado por convidados ilustres finamente trajados. Mesmo ângulo da foto anterior.
CORREDORES
Foto 82: Pela Vosstrasse nº 2 (Palácio Borsig). Vide posição no mapa da foto 2.
Foto 83: Continuação da imagem anterior.
Foto 84: Pela Vosstrasse nº 6. Vide posição no mapa da foto 2.
Foto 85: Sequência da imagem anterior.
SALA DE JANTAR e HALL
Foto 86: A Sala de Jantar posicionava-se paralelamente a Sala de Mosaicos, conforme assinalada nas fotos 2 e 63. Várias mesas redondas estão posicionadas por todo o ambiente retangular muito bem iluminado por lustres finos nas colunas. São 17 m de comprimento por 10 m de largura e 7,5 m de altura.
Foto 87: Entrada lateral da Sala de Jantar, vinda do lobby. Vide foto 32.
Foto 88: Novo ângulo mostrando um grande hall atrás das portas voltado para o jardim nos fundos da Chancelaria.
Foto 89 : Hall da Sala de Jantar. À direita, através das passagens em arco, é possível observar o jardim dos fundos.
Foto 90: Nova tomada do hall. Observar os detalhes peculiares do teto.
Foto 91: Imagem externa do hall da Sala de Jantar.
JARDIM
Foto 92: Passemos agora aos Jardins da nova Chancelaria. O hall com as quatro colunas duplas são do escritório de Adolf Hitler. Observar a beleza das esculturas nas laterais: "Cavalos Trotando" do escultor austríaco Josef Thorak".
Foto 93: Ângulo oposto.
Foto 94: Detalhe das esculturas. Observar ainda o lago artificial atrás.
Foto 95: Aqui vemos o desenho do jardim atrás da velha Chancelaria. Não há muitas fotos disponíveis desta parte dos jardins.
Foto 96: Novo ângulo da imagem anterior revelando janelas do Salão de Festas da antiga Chancelaria. Há também um lago artificial com chafariz.
Foto 97: Ângulo lateral da foto anterior. Próximo deste local ficava uma das entradas do bunker subterrâneo do Führer.
Foto 98: Aproximação do desenho da foto anterior.
Foto 99: Interior do Salão de Festas da velha Chancelaria. No subterrâneo deste ambiente ficava o bunker o qual está tratado em postagem isolada aqui.
ESTUFA
Foto 100: A Estufa (greenhouse). Estrutura que tem por objetivo absorver calor solar e condicioná-lo em seu interior para criação de plantas. Um capricho do arquiteto Albert Speer na parte final do Jardim. Observar as esculturas em bronze assinaladas, características do local. Ver o posicionamento correto desta construção assinalado nas plantas das foto 3 e 4.
Foto 101: Detalhe da escultura à esquerda da estufa.
Foto 102: Aproximação.
Foto 103: A estufa parcialmente vista por dentro com diversos tipos de plantas.
QUARTEL DAS SS
Foto 104: Quartel das SS. Totalmente voltado para a Hermann Göring Strasse. Vide maquete da foto 4 para compreender melhor onde se posicionava, próximo ao jardim. Na extrema direita observamos a porta de entrada de veículos para a garagem subterrânea. Ao final do outro bloco, na extrema esquerda, também há outra entrada para a mesma garagem.
Foto 105: Desenho.
OUTROS CÔMODOS DA
NOVA CHANCELARIA
Foto 106: Muito embora não existam fotos do aposento particular de Hitler, tal qual no Berghof, esta parecer ser a escada que leva ao seu quarto, na ala leste da Chancelaria.
Ou, pelo menos, algum ambiente privado seu. Observe a planta a seguir,
conforme assinalado pelas setas (quarto/escada). A dúvida persiste.
Foto 107: Aproximação da planta da ala leste. Vide fotos 2 e 63.
Foto 108: Biblioteca da nova Chancelaria. Há registros de que ela se situava acima do hall da Sala de Jantar. Vide foto 91.
Foto 108a: Outra imagem encontrada mostra ser de grande extensão a área da Biblioteca. Ao que tudo indica destinava-se apenas a guarda de livros e não sala de leitura.
Foto 108b: Uma das extremidades da área da Biblioteca está assinalada em vermelho nesta foto. Vide maquete da foto 4a.
Foto 109: Escritório de Wilhelm Brückner, Ajudante-chefe do Führer. Provavelmente um dos cômodos localizados no corredor lateral. Veja planta da foto 63.
OUTROS CÔMODOS DA
VELHA CHANCELARIA
(Wilhelmstrasse nº 77)
(Wilhelmstrasse nº 77)
Não encontramos plantas disponíveis da velha Chancelaria, desta forma as fotografias descobertas, embora identificadas não possuem localização no prédio. A dificuldade torna-se ainda maior considerando que houve pelo menos duas grandes reformas no seu interior até 1939.
Foto 111: Hall de entrada e Sala de Espera.
Foto 112: Sala de Reuniões. Observar que o quadro ao fundo, de Otto von Bismarck, foi levado depois para o escritório de Hitler na nova Chancelaria.
Foto 112a: O mesmo ambiente acima visto por outro ângulo.
Foto 113: Sala de Reunião do Gabinete de Ministros. Pelo formato das três grandes janelas é possível que seja o segundo andar voltado para a parte da frente do prédio. Vide fotos 22, 23 e 24.
Foto 114: Biblioteca.
Foto 114a: Biblioteca Privada.
Foto 115: Salão Vermelho.
Foto 116: Jardim de Inverno.
Foto 117: Sala de Jantar.
Foto 118: Imagem anterior oposta.
Foto 119: "Extensão" pela Wilhelmstrasse. As portas à esquerda levam ao escritório de Adolf Hitler.
Foto 120: Escritório.
Foto 120a: Outro ângulo do ambiente visto na foto anterior.
Foto 121: Sala para fumantes.
Foto 121a: Visão oposta.
Foto 121b: Salão de Estar.
Foto 121d: Foi encontrado registro de que este aposento se localizava na velha chancelaria, todavia, pela riqueza do acabamento, é mais provável que seja na nova. Em qualquer dos casos não foi encontrada nenhuma planta com o local exato. Persiste a dúvida.
Escada
Foto 121e: Esta escada de acesso a um segundo andar foi por muito tempo difícil de localizar nas plantas existentes da chancelaria.
Foto 121f: Esta planta, uma ampliação do foto 2, indica a posição (seta vermelha) da misteriosa escada. Após a Sala de Jantar, em sentido longitudinal, havia um corredor que levava a esta escada de três lances em sentido anti-horário. Em laranja as setas indicativas das duas janelas vistas na foto anterior. Este segundo andar era constituído pela Biblioteca (fotos 108, 108a e 108b) e por outro ambiente chamado de Sala de Maquetes, a qual não foi encontrada nenhuma foto. Ambos ficavam sobre a Sala de Jantar e pelo seu Hall voltado para o Jardim.
DESTRUIÇÃO TOTAL
Nos dias antecedentes ao final da guerra, a capital do Reich foi violentamente destruída por bombardeios aéreos dos aliados bem como pela artilharia do Exército Vermelho.
Foto 122: Esquina da Vosstrasse com Hermann Göring Strasse. Comparar com foto 5.
Foto 123: Imagem aérea de como ficou a Nova Chancelaria. Um petardo certeiro atingiu a fachada. Vide foto 6.
Foto 124: Entrada principal pela Vosstrasse nº 6. Confrontar com foto 7.
Foto 125: Aproximação por fora das janelas da Galeria de Mármores. Vide foto 11.
Foto 126: Tomada aérea da esquina da Vosstrasse com Wilhelmstrasse. Observar Palácio Borsig, Pátio de Honra, balcão de Hitler, velha Chancelaria (ruiu totalmente), metrô (ao centro no pé da imagem), praça Wilhelm (em baixo à direita) e jardim (alto). Vide foto 19.
Foto 127: A entrada do Palácio Borsig (Vosstrasse nº 2) ao lado da fachada na nova Chancelaria. Vide foto 14.
Foto 128: Aproximação do Palácio Borsig, da entrada de veículos ao Pátio de Honra e o balcão do Führer citados na foto 20. Em primeiro plano parte da praça Wilhelm em ruínas.
Foto 128a: A outrora grandiosa Praça Wilhelm em 1945. Vide foto 19b.
Foto 129: Pátio de Honra. Observar que as esculturas e a grande águia sobre a porta foram retiradas como troféus de guerra. Observar fotos 25 e 26.
Foto 130: A grande águia sendo retirada por soldados soviéticos. Troféu muito cobiçado. Veja foto 27.
Foto 131: Imagem do Pátio de Honra vendo-se ao fundo a porta de entrada para veículos pela Wilhelmstrasse. Vide fotos 30 e 31.
Foto 132: Sala de Mosaicos. Os vencedores passeiam pelos destroços. Veja foto 35.
Foto 133: A Sala Redonda. Vide foto 41.
Foto 134: Galeria de Mármores. A grandiosidade ficou de pé, contudo o luxo se foi junto com muitos objetos decorativos. Vide foto 45.
Foto 135: Soldados russos observam curiosamente a porta de entrada do escritório de Hitler.
Foto 136: Escritório do Führer. Tudo saqueado. Vide foto 52.
Foto 138: Sala de Reunião do Conselho de Ministros. Soldados soviéticos ao redor do desejado globo terrestre. Vide foto 72.
Foto 139: Os Jardins dos fundos da Chancelaria. Árvores sem folhas, esculturas saqueadas, construção em ruínas e crateras no chão.
Foto 140: Aqui uma cena dos fundos do escritório de Hitler. Soldados russos apresentam metade do cobiçado troféu daquele ambiente.
Foto 141: Na extrema esquerda os fundos da velha Chancelaria com parte do seu jardim e, à direita, as portas em arcos pertencem ao hall da Sala de Jantar da nova Chancelaria.
Foto 142: Entrada (assinalada) do bunker e do respiradouro para ventilação, próximos ao Salão de Festas da velha Chancelaria, no jardim dos fundos.
Foto 143: Embora de pé a Estufa foi duramente danificada. Vide foto 100.