domingo, 15 de abril de 2012

Uma Wehrmacht nada leal

Os movimentos de resistência na Alemanha Nazista que tentaram derrubar o regime do poder não foram poucos. Um, em especial, a Conspiração de Julho de 1944, por ter sido a maior e mais bem planejada, depois do fracasso, mostrou algo surpreendente - a grande maioria dos seus elementos eram ativos oficiais das Forças Armadas (Wehrmacht). Não foi uma dúzia, mas dezenas deles, em funções de extrema importância no front leste, em países ocupados e na capital do Reich, muitos dos quais oriundos de famílias nobres ou cobertos de condecorações por bravura em combate. Na época, muito embora poucos se dessem conta disso, o descontentamento com o regime nazista não era somente no meio civil, religioso ou universitário, era, sobretudo, dentro das fileiras do Exército. Estes conspiradores, em sua maioria, acreditavam que o fim do regime somente seria possível com a morte do Führer. Um novo governo seria formado após a tomada do poder pelo Exército a fim de negociar uma rendição honrosa com os inimigos colocando um ponto final na guerra. Eles tentaram, contudo, assim como os demais grupos conspiradores, falharam. A "caça as bruxas" que sobreveio depois do fracasso levou inúmeros ao Tribunal do Povo e à forca. Outros foram impiedosamente fuzilados sem julgamento ou preferiram o suicídio. A lista que segue, com 110 nomes somente de militares, é uma pequena mostra dos homens que desejavam por fim à guerra e que a morte de mais soldados e civis era inútil:

Erwin Rommel (1891-1944) - Marechal-de-campo do Exército. Sem dúvida alguma o melhor militar da Alemanha Nazista. Veterano da 1ª Grande Guerra e herói nacional da 2ª Guerra por seus excelentes feitos nas campanhas da França e África do Norte. Condecorado com as mais altas medalhas por liderança acima do seu dever. No dia do atentado estava se recuperando de ferimentos recebidos em solo francês. Foi aliciado para o movimento, mas discordava do assassinato de Hitler como forma de por fim à guerra. Seu nome foi delatado. Para não manchar sua brilhante carreira e proteger sua família num julgamento que, de certo, o levaria à forca, foi "convidado" a suicidar-se em out./1944. Seu funeral foi com honras militares e a propaganda divulgou sua morte como consequência dos ferimentos.


Günther von Kluge (1882-1944) - Marechal-de-campo do Exército. Comandante-chefe Regional do Oeste e do Grupo de Exércitos B, na França. Oficial general altamente condecorado, veterano de várias campanhas ao longo da guerra gozando de grande prestígio junto ao Führer. Certamente caberia à ele, após o sucesso do golpe de estado, procurar os aliados e propor um armistício honroso. Quando soube que Hitler havia sobrevivido ao atentado em seu QG na Prússia Oriental, tentou reverter sua posição, contudo foi destituído do cargo que ocupava vindo a suicidar-se em ago./1944.



Erwin von Witzleben (1881-1944) - Marechal da Reserva do Exército. Ex-comandante militar de Berlim. Assumiria, após o golpe de estado, o comando-chefe das Wehrmacht. Preso pela Gestapo no dia seguinte ao ato falho. Levado ao Tribunal do Povo e condenado à pena de morte. Em ago./1944 foi enforcado com requintes de crueldade.





Ludwig Beck (1880-1944) - Coronel-general da Reserva do Exército. Ex-Chefe do E-M Geral do Exército (mar./33 - ago./38). Demitiu-se por discordar das opiniões do ditador. Um dos mais antigos conspiradores. Seria o chefe do novo governo caso o golpe militar fosse bem sucedido. Tentou o suicídio logo após saber do fracasso do atentado, ficando seriamente ferido. Acabou sendo executado, a seguir, por ordens do General Fromm (Cmte. Exército Metropolitano).




Franz Halder (1884-1972) - Coronel-general, chefe de E-M Geral do Exército, sucedendo o General Beck até set./1942. Participou de duas tentativas de golpe contra o regime nazista. Foi preso pela Gestapo por colaboração no atentado contra a vida do ditador, em jul./1944 e expulso do Exército por desonra. No final da guerra foi libertado pelos norte-americanos, contudo permaneceu em cativeiro nos EUA até set./1947. Sobreviveu.





Erich Fromm (1888-1945) - Coronel-general do Exército. Comandante do Exército Metropolitano (Reserva) em Berlim. Figura de participação vacilante no golpe militar. Apesar de eliminar alguns líderes do movimento ainda no mesmo dia do atentado no QG do Führer, não conseguiu se safar. Por ordens do Ministro Goebbels, foi preso, exonerado e fuzilado em mar./1945 por ato de covardia.






Erich Höpner (1886-1944) - Coronel-general da arma panzer (carros blindados) do Exército. Destituído por Hitler do comando de uma divisão na frente soviética, em dez./1941, por ato de covardia, passou a conspirar contra o regime. No planejamento do golpe de estado, deveria assumir o comando do Exército Metropolitano, caso o General Fromm vacilasse. Preso no dia do atentado. Foi julgado pelo Tribunal do Povo e condenado à morte. Em ago./1944 foi enforcado juntamento com outros conspiradores sentenciados.




Kurt von Hammerstein-Equord (1878-1943) - Coronel-general do Exército. Ex-chefe do Comando do Exército e antigo conspirador dos tempos do General Beck. Não chegou a participar dos episódios de jul./1944 pois faleceu de câncer em abr./1943.







Wilhelm Canaris (1887-1945) - Almirante e Chefe da Abwehr (Serviço de Inteligência Militar). Figura dúbia que sempre esteve nos dois lados da causa nazista. Afastado do serviço sob suspeita em dez./1943. Após os acontecimentos de jul./1944 e da revelação de documentos que o comprometiam, foi preso e levado a campo de concentração. Mais tarde foi julgado por Tribunal SS e condenado à morte.





Walter von Brockdorff-Ahlefeldt (1887-1943) - General-de-infantaria do Exército. Prometeu colocar suas tropas à disposição dos conspiradores, entretanto faleceu antes dos acontecimentos de jul./1944. Oficial militar altamente condecorado e veterano nas campanhas da Polônia, França e Rússia.







Karl-Hans von Esebeck (1892-1955) - General-de-infantaria do Exército. Veterano condecorado nas campanhas da Polônia, França, África e Rússia. Preso pela Gestapo por suspeita de participação no complô de 20/07/44. Exonerado do Exército, ficou em cativeiro até o final da guerra e sobreviveu.







Alexander von Falkenhausen (1876-1966) - General-de-infantaria do Exército. Veterano da 1ª Grande Guerra condecorado com a Pour le Mérite. Governador militar no norte da França e Bélgica. Um dos principais líderes da conspiração no ocidente. Foi demitido dois dias antes do golpe e preso logo depois. Ficou confinado em campos de concentração até ser libertado pelos norte-americanos no final da guerra. Em mar./1951 foi julgado e condenado pelos belgas por crimes de guerra, mas teve a pena comutada e sobreviveu.




Fritz Erich Fellgiebel (1884-1944) - General-de-comunicações do Exército. Chefe de Comunicações das Wehrmacht. Figura-chave no atentado de 20/07, todavia falhou na hora H. Preso no mesmo dia. Mais tarde foi julgado pelo Tribunal do Povo e condenado à morte. Executado em set./1944.







Friedrich Olbricht (1886-1944) - General-de-infantaria do Exército. Chefe de abastecimento do Exército Metropolitano. Integrante ativo do golpe. Executado por pelotão de fuzilamento, sem julgamento, ao lado do Coronel Stauffenberg, na noite do fracassado atentado contra a vida de Hitler.






Friedrich Lindemann (1894-1944) - General-de-artilharia do Exército. Chefe da divisão de material bélico. Preso e assassinado pela Gestapo em set./1944. Sua esposa, Else, foi forçada a suicidar-se.








Friedrich von Rabenau (1884-1945) - General-de-artilharia do Exército.  Assassinado sem julgamento formal no campo de concentração de Flössenburg em abr./1945.








Karl Sack (1896-1945) - General-de-cavalaria do Exército. Juiz-chefe da Corte Militar do Exército. Preso no mês seguinte ao atentado. Assassinado no campo de concentração de Flössenburg em abr./1945.








Ferdinand Schaal (1889-1962) - General-panzer do Exército. Veterano condecorado das campanhas da França e Rússia onde liderou com louvor a 10ª Divisão Panzer. Nos acontecimentos de jul./1944 estava servindo no Protetorado da Boêmia & Morávia (território da antiga Tchecoslováquia). Sobreviveu







Karl-Heinrich von Stülpnagel (1886-1944) - General-de-infantaria do Exército. Comandante Militar na França Ocupada, em Paris, e figura central do movimento no ocidente. Tentou em vão disfarçar seu envolvimento no golpe e, mais tarde, atirou contra sí, mas ficou apenas seriamente ferido e foi preso. Dois meses após foi enforcado em Berlim depois de condenado à pena capital pelo Tribunal Popular.






Georg Thomas (1890-1946) - General-de-infantaria do Exército. Preso em nov./1944, foi internado em dois campos de concentração até ser libertado pelos aliados ao final da guerra. No ano seguinte faleceu sob custódia dos norte-americanos.







Eduard Wagner (1894-1944) - General-de-artilharia do Exército. Ex-chefe de Intendência no E-M Geral do Exército. Um dos líderes dos acontecimentos de jul./1944. Conseguiu colocar um avião à disposição do Coronel Stauffenberg, após o atentado na Toca do Lobo, para que este conseguisse chegar rapidamente à Berlim e dar prosseguimento ao golpe militar. Preso pela Gestapo, cometeu suicídio três dias depois.





Wolf-Heinrich von Helldorf (1896-1944) - General-SS. Chefe da Polícia de Berlim desde 1934. Tinha papel de extrema importância no golpe de estado na capital. Preso pela Gestapo após a frustrada tentativa. Levado à julgamento no Tribunal do Povo e condenado à morte. Executado por enforcamento no mês seguinte na prisão de Berlim.






Arthur Nebe (1895-1945) - General-SS. Agente da Polícia Criminal (KRIPO) da Gestapo. Conseguiu escapar por seis meses, entretanto, em fev./1945, foi descoberto e levado às barras do Tribunal Popular onde foi sentenciado à morte e executado no mês seguinte.






Adolf Ernst Heusinger (1897-1982) - Tenente-general de E-M do Exército. Chefe de Operações no E-M Geral do OKH. Estava presente na reunião junto com Hitler, na Toca do Lobo, onde se deu a explosão em jul./1944. Saiu ferido. Apesar de sua participação conspiradora, a Gestapo nunca suspeitou dele. Foi apenas destituído da função e sobreviveu à guerra.






Hans von Boineburg-Lengsfeld (1879-1980) - Tenente-general do Exército, comandante militar de Paris na França ocupada. Participou ativamente dos acontecimentos no dia do golpe, prendendo vários agentes da Gestapo e SS na capital francesa. Posteriormente conseguiu se safar das acusações e sobreviveu à guerra. Um caso raro.






Hans Emil Otto von Sponeck (1888-1944) - Tenente-general do Exército. Preso em jan./1942 por desobediência superior e ato de covardia após derrota alemã nos arredores de Moscou. Foi exonerado do Exército e cumpria pena de seis anos quando se deu o atentado à vida de Hitler, em jul./1944. Três dias depois foi assassinado na prisão por suspeita de participação.






Fritz Thiele (1894-1944) - Tenente-general do Exército. Oficial-chefe de transmissões do Alto Comando das Wehrmacht (OKW). Executado na prisão de Berlim em set./1944.









Karl von Thüngen (1893-1944) - Tenente-general do Exército. Caso o golpe militar tivesse logrado êxito, caberia à ele assumir o comando do distrito de Berlim. Preso, julgado e condenado à morte pelo Tribunal do Povo. Executado na forca em out./1944.







Gustav Heistermann von Ziehlberg (1898-1945) - Tenente-general do Exército. Morto por enforcamento em Berlim em fev./1945.








Hans Oster (1888-1945) - Major-general do Exército. Subcomandante da Abwehr, o Serviço de Inteligência Militar. Um veterano opositor do regime nazista. Desligado do serviço em dez./1943, após devassa feita pela Gestapo naquela unidade e mantido em prisão domiciliar. Após a descoberta de documentos comprometedores, foi preso em set./1944. Mais tarde foi submetido à julgamento por Tribunal SS e sentenciado à morte juntamente com o Almirante Canaris. Enforcado em abr./1945 no campo de concentração de Flössenburg.



Reinhard Gehlen (1902-1979) - Major-general do Exército. Comandante do Exército Estrangeiro e de Inteligência no leste. Participou à distancia dos fatos ocorridos em jul./1944. Conseguiu sobreviver ao nazismo e à guerra.








Heinrich Karl Waldemar zu Dohna-Schlobitten (1882-1944) - Major-general da Reserva do Exército. Após deixar o Exército em 1943 manteve contato com o Círculo de Kreisau (outro grupo de conspiradores). Executado na prisão de Berlim em set./1944.









Otto Herfurth (1893-1944) - Major-general de E-M do Exército. "Mudou de lado" na última hora, após certificar-se do insucesso do plano. Mesmo assim foi preso por cumplicidade e executado por enforcamento em set./1944.








Paul von Hase (1885-1944) - Tenente-general do Exército. Comandante militar de Berlim. Preso depois do insucesso do atentado à vida de Hitler. Levado a julgamento no Tribunal do Povo e sentenciado à morte. Foi executado na sequência, em ago./1944.
Vide bio aqui






Erwin von Lahousen (1897-1955) - Major-general do Exército. Subchefe da Abwehr (Serviço de Inteligência Militar). Conseguiu escapar da devassa feita pela Gestapo, em 1943, naquela unidade. Apesar de sua participação no golpe de jun./1944 escapou imune. Vide bio aqui.









Hans Speidel (1897-1987) - Tenente-general do E-M do Exército. Aliciou o Marechal Rommel para o movimento e, possivelmente, quem o delatou. Foi preso e torturado pela Gestapo, mas conseguiu se safar, milagrosamente, quando as tropas norte-americanas o libertaram ao fim da guerra.







Helmuth Stieff (1901-1944) - Major-general do Exército. Chefe de Administração do OKW no QG do Führer, na Toca do Lobo (Prússia Oriental). Participante ativo na "Operação Clarão" na frente soviética, em mar./1943. Ficou mais conhecido como "guardião das bombas" do movimento de resistência. Preso logo após o fracasso do atentado, foi levado à julgamento pelo Tribunal do Povo, onde foi sentenciado à morte e executado em ago./1944.





Henning von Trescow (1901-1944) - Major-general de E-M do Exército. Ocupava a chefia de E-M do 2º Exército, sob o comando do Coronel-general Weiss, na frente russa. Um dos mentores da "Operação Valquíria", o golpe de estado militar que se seguiria a morte do ditador nazista. Ao ver seu plano fracassado, suicidou-se em campo de batalha no dia seguinte.





Friedrich Gustav Jäger (1895-1944) - Coronel do Exército. Comandante de tropa panzer. Caberia à ele liderar um grupo para prender o Ministro Goebbels. Enforcado na prisão de Berlim em ago./1944.








Otto Armster (1891-1957) - Coronel do Exército, chefe do escritório de contra-inteligência (Abwher) em Viena. Foi preso para averiguação dois dias depois do atentado. Os agentes não conseguiram incriminá-lo, mas ficou em cativeiro até o final da guerra quando caiu prisioneiro dos aliados. Deportado para a Rússia, ficou preso até 1955.






Wilhelm Dickmann (1893-1944) - Coronel do Exército. Conspirador desde 1935. Preso e enforcado em set./1944.









Eberhard Finckh (1899-1944) - Coronel de E-M do Exército. Fazia parte do grupo dissidente na França ocupada. Preso logo após o fracasso do golpe, foi executado em ago./1944.








Rudolf Christoph von Gersdorff (1905-1980) - Coronel de E-M do Exército. Agente da Abwehr e chefe do serviço secreto do Marechal von Kluge. Em mar./1943 voluntariou-se para assassinar sem sucesso o ditador nazista com uma bomba oculta no casaco. Foi transferido para o front leste e ficou à margem dos acontecimentos de jul./1944. Sobreviveu.






Helmuth Groscurth (1898-1943) - Coronel de E-M do Exército. Capturado pelos soviéticos na derrota do 6º Exército em Stalingrado, faleceu no cárcere.









Hans-Ottfried von Linstow (1899-1944) - Coronel do Exército. Membro da resistência em Paris. Após os fatos ocorridos em jul./1944 foi preso e condenado à morte pelo Tribunal Popular. Foi enforcado em Berlim em ago./1944.








Wessel von Freitag-Loringhoven (1899-1944) - Coronel de E-M do Exército. Membro da seção de explosivos da Abwehr, o Serviço de Inteligência Militar. Foi delatado e obrigado a suicidar-se três dias após o insucesso do atentado.







Kurt Hahn (1901-1944) - Coronel de E-M do Exército. Servia junto ao General Fellgiebel (Chefe de Comunicações). Preso após o atentado e executado na prisão em Berlim em set./1944.








George Alexander Hansen (1904-1944) - Coronel de E-M do Exército. Sucedeu o Almirante Canaris na chefia do Abwehr. Executado na prisão de Berlim em set./1944.








Rudolf von Marogna-Redwitz (1886-1944) - Coronel do Exército. Oriundo de família aristocrata. Executado na prisão de Berlim em out./1944.








Joachim Meichssner (1906-1944) - Coronel do Exército. Chefe do Departamento de Organização do Comando das Wehrmacht. Era contrário a idéia de assassinar o Führer. Uma semana depois de fracassar o golpe foi localizado pela Gestapo e levado à julgamento no Tribunal do Povo onde foi sentenciado à morte. Em set./1944 foi enforcado na prisão.





Albrecht von Metz von Quirnheim (1905-1944) - Coronel do Exército. Integrante ativo do movimento de oposição. Executado por ordens do General Fromm na noite do atentado juntamente com o Coronel Stauffenberg e outros.








Alexis von Roenne (1903-1944) - Coronel do Exército. Chefe da seção de Exércitos estrangeiros. Enforcado na prisão de Berlim em out./1944.








Georg Schulze-Büttger (1904-1944) - Coronel de E-M do Exército. Ajudante de campo dos generais Beck e Trescow. Executado na prisão de Berlim após julgado e sentenciado pelo Tribunal do Povo em out./1944.








Ulrich Wilhelm Schwerin von Schwanenfeld (1902-1944) - Coronel do Exército e conde. Ajudante de ordens do Marechal Witzleben, em Paris. Preso na mesma noite do atentado. Sentenciado à morte pelo Tribunal do Povo e executado por enforcamento em set./1944.







Wilhelm Staehle (1897-1945) - Coronel da Luftwaffe. Assassinado sem julgamento em abr./1945.









Claus Philipp Maria Schenk von Stauffenberg (1907-1944) - Coronel de E-M do Exército. Chefe de E-M do Exército Metropolitano (General Fromm). Serviu no Afrikakorps e foi seriamente ferido - perdeu antebraço direito, olho esquerdo e três dedos da outra mão. Figura central do atentado de 20/07/44 e um dos idealizadores da "Operação Valquíria" (o golpe militar de Estado). Voluntariou-se para colocar a maleta-bomba sob a mesa de mapas da sala de conferências no QG do Führer na Prússia Oriental, a Toca do Lobo. Certo de que tinha matado Hitler deu início ao golpe em Berlim, contudo foi preso ainda na mesma noite e fuzilado com outros membros do grupo por ordens de seu superior.


Ernst Volert (1890-1977) - Coronel da Reserva do Exército. Preso em Praga pela Gestapo três dias após o atentado. Sobreviveu.









Joachim Sandrozinski (1907-1944) - Tenente-coronel de E-M do Exército. Executado por enforcamento em set./1944 após julgamento no Tribunal do Povo.









Siegfried Wagner (18881-1944) - Coronel do Exército. Forçado ao suicídio dois dias depois do insucesso do golpe militar.









Franz Sperr (1878-1945) - Coronel da Reserva do Exército, político da Baviera e diplomata. Executado em Berlim após condenação pelo Tribunal Popular em jan./1945.








Karl Ernst von Rahtgens (1908-1944) - Tenente-coronel de E-M do Exército. Levado a julgamento no Tribunal do Povo e condenado à morte. Executado na forca em ago./1944.








Carls Hans von Hardenberg (1891-1958) - Tenente-coronel da Reserva do Exército. Ajudante de ordens do General von Trescow, no front russo. Tentou atrair sem sucesso o Marechal von Bock para o movimento de resistência. Após o fracasso do golpe, em jul./1944, tentou o suicídio e ficou seriamente ferido. Foi preso e encarcerado em campo de concentração até o fim da guerra, quando foi libertado pelas tropas norte-americanas. Sobreviveu.




Robert Bernardis (1908-1944) - Tenente-coronel de E-M do Exército. Preso no dia do atentado e levado à julgamento no Tribunal do Povo. Condenado à morte e executado em ago./1944.









Hasso von Boehmer (1904-1945) - Tenente-coronel do E-M do Exército. Pertencia ao grupo dissidente no front leste sob a liderança do General von Trescow. Executado na prisão em mar./1945.








Wilhelm Heinz (1899-1968) - Tenente-coronel do Exército. Um dos primeiros conspiradores a crer que a tomada do poder somente seria viável com a morte do Führer. Participou de duas tentativas. Conseguiu escapar da Gestapo após a falha do golpe e sobreviveu à guerra.







Bernhard Klamroth (1910-1944) - Tenente-coronel do Exército. Preso pela Gestapo logo após os acontecimentos de jul./1944. Levado ao Tribunal do Povo para julgamento. Condenado à morte e executado na prisão de Berlim em ago./1944.







Georg von Böselager (1915-1944) -  Tenente-coronel de cavalaria do Exército. Antes do golpe de jul./1944 já havia participado de outra tentativa (Operação Clarão) de assassinar o ditador na Rússia. Morreu em combate um mês depois do fracassado golpe. Nenhuma suspeita lhe recaiu e foi até condecorado em caráter póstumo.






Randolf von Breidbach-Bürresheim (1912-1945) - Tenente-coronel do Exército. Não chegou a ser perseguido pela Gestapo pois caiu prisioneiro dos soviéticos onde morreu no cativeiro em jun./1945.








Karl-Heinz Hengelhorn (1905-1944) - Tenente-coronel do Exército. Morto em out./1944.










Caesar von Hofacker (1896-1944) - Tenente-coronel da Luftwaffe e advogado. Pertencia ao grupo de dissidentes no ocidente, em Paris. Preso logo a seguir ao fracasso do atentado. Submetido a severa tortura, acabou delatando vários comparsas. Levado ao Tribunal do Povo para julgamento, foi condenado à morte e enforcado em dez./1944.






Hermann Schöne (1888-1945) - Tenente-coronel do Exército. Assassinado em jan./1945.








Werner Schrader (1895-1944) - Tenente-coronel do Exército. Agente da Abwehr, o Serviço de Inteligência Militar no Alto Comando do Exército (OKH) em Zossen. Conseguiu astutamente abafar algumas investigações a respeito de dissidentes comparsas seus. Suicidou-se após o malogro do golpe de jul./1944.







Friedrich Scholz-Babisch (1890-1944) - Tenente-coronel do Exército e agrônomo. Executado na prisão de Berlim em out./1944.









Hans Otto Erdmann (1896-1944) - Tenente-coronel do Exército. Executado por enforcamento na prisão de Berlim em set./1944.









Ernst Munzinger (1887-1945) - Tenente-coronel da Reserva do Exército. Servia na Abwehr (Serviço de Inteligência Militar). Preso pela Gestapo depois dos fracassados fatos de jul./1944. Assassinado sem julgamento formal em abr./1945.






Fritz von der Lanken (1890-1944) - Tenente-coronel do Exército. Participou da montagem da bomba oculta na maleta do Coronel Stauffenberg. Foi delatado, levado ao Tribunal Popular e sentenciado à morte. Em set./1944 foi executado por enforcamento na Prisão de Berlim.







Ulrich von Sell (1884-1945) - Tenente-coronel da Reserva e diplomata. Preso na sequência dos acontecimentos de jul./1944. Libertado pelos soviéticos no final da guerra e, posteriormente, sequestrado pela KGB. Faleceu em cativeiro russo em nov./1945.







Günther Smend (1911-1944) - Tenente-coronel de E-M Geral do Exército (General Zeitzler). Preso e executado na forca em set./1944.








Gerd von Trescow (1889-1944) - Tenente-coronel do Exército. Irmão mais velho do General Henning von Trescow, um ativo conspirador. Suicidou-se em set./1944 para não cair nas mãos de agentes da Gestapo.







Hans-Alexander von Voss (1907-1944) - Tenente-coronel de E-M do Exército. Obrigado a cometer suicídio em nov./1944.








Hans-Jürgen von Blumenthal (1907-1944) - Major do Exército e conde. Preso pela Gestapo três dias após o fracasso do golpe. Levado ao Tribunal do Povo foi condenado à morte e enforcado em out./1944.








Egbert Hayessen (1913-1944) - Major de E-M do Exército. Sentenciado à pena capital pelo Tribunal Popular. Executado na prisão de Berlim em ago./1944.









Hans-Ulrich von Oertzen (1915-1944) - Major do Exército. Integrante do conjunto de opositores localizado no front russo sob a liderança do General von Trescow. Após o fracasso da tentativa de golpe, em 20/07/44, foi forçado ao suicídio.







Ludwig von Leonrod (1906-1944) - Major do Exército. Participante ativo dos acontecimentos em jul./1944. Executado na prisão de Berlim no mês seguinte.









Roland-Heinrich von Hösslin (1915-1944) - Major do Exército. Caberia à ele isolar o QG do Führer após o sucesso do atentado. Executado na prisão de Berlim em out./1944.








Gerhard Knaack (1906-1944) - Major de engenharia do Exército. Participava da oposição junto ao grupo que combatia os soviéticos no front leste. Enforcado em set./1944 após ter sido julgado e condenado à morte no Tribunal do Povo.








Adolf Friedrich Schack (1888-1945) - Major do Exército. Chefe do Departamento de Organização do Exército. Colaborador do General von Hasse em Berlim. Preso após o atentado falho de jul./1944. Executado por pelotão de fuzilamento em jan./1945 depois de sentenciado pelo Tribunal Popular.







Carl Szokol (1915-2004) - Major do Exército. Integrante do grupo conspirador de Viena. Participou dos acontecimentos de jul./1944, entretanto a Gestapo nunca descobriu seu envolvimento. Sobreviveu.








Busso Thoma (1899-1945) - Major do Exército. Executado na prisão de Berlim em jan./1945








Alfred Kranzfelder (1908-1944) - Capitão-de-corveta. Um dos poucos oficiais da Kriegsmarine (Marinha de Guerra) envolvidos na conspiração. Quatro dias após o atentado contra a vida de Hitler foi preso pela Gestapo e condenado à morte no Tribunal do Povo. Foi executado por enforcamento em ago./1944.







Berthold Schenk von Satuffenberg (1905-1944) - Capitão-de-corveta da Reserva e advogado, consultor jurídico da Marinha. Irmão mais velho do Coronel Satuffenberg, um dos líderes do atentado de 20/07/44. Preso pela Gestapo na noite do golpe e levado à julgamento no Tribunal do Povo onde foi condenado à pena de morte. Enforcado em Berlim no mês seguinte.





George-Konrad Kissling (1893-1944) - Major do Exército. Servia no Alto Comando do Exército (OKH). Suicidou-se dois dias depois do fracasso do atentado contra a vida de Hitler.








Hans-Viktor Alexander von Salviati (1897-1945) - Major-SS e conde. Assassinado em abr./1945.








Friedrich Karl Klausing (1920-1944) - Capitão do Exército. Ajudante de ordens do Coronel Stauffenberg. Participou de duas tentativas frustradas de matar o Führer. Um dos mais jovens conspiradores. Preso a seguir do insucesso golpe e julgado pelo Tribunal Popular. Foi condenado à morte e enforcado em ago./1944.






Eberhard von Breitenbush (1910-1980) - Capitão-de-cavalaria do Exército. Em mar./1944 tentou em vão assassinar Hitler à tiros em sua casa de campo na Baviera. Nunca chegou a ser preso ou suspeito. Sobreviveu à guerra.







Axel von dem Bussche (1919-1993) - Capitão de infantaria do Exército. Em dez./1943 fracassou como voluntário para se matar junto com o Führer na "tentativa da capa" (bomba oculta no sobretudo militar). Sobreviveu à guerra.










Max Ulrich von Drechsel (1911-1944) - Capitão do Exército e advogado. Enforcado na prisão de Berlim em set./1944.









Hermann Kaiser (1885-1945) - Capitão da Reserva do Exército e professor. Julgado pelo Tribunal do Povo e condenado à morte. Enforcado em jan./1945.









Ludwig Gehre (1895-1945) - Capitão da Reserva do Exército. Assassinado pelas SS no campo de concentração de Flössenburg em abr./1945.









Michael von Matuschka (1888-1944) - Capitão da Reserva do Exército e advogado. Chefe de pessoal dos exércitos estrangeiros. Enforcado na prisão de Berlim em nov./1944.








Theodor Strünck (1895-1945) - Capitão da Reserva do Exército e advogado. Executado em jan./1945 após ter sido julgado e condenado pelo Tribunal Popular.








Werner Karl von Haeften (1908-1944) - 1º Tenente do Exército e advogado. Ajudante de ordens do Coronel Stauffenberg. Preso e assassinado em Berlim junto com seu chefe na noite do atentado por ordens do General Fromm.








Karl-Ludwig von und zu Gutenberg (1902-1945) - Tenente do Exército e historiador. Preso por agentes da Gestapo depois do fracassado golpe de jul./1944. Assassinado sem julgamento em abr./1945.








Philipp von Böselager (1917-2008) -  Tenente  do Exército, irmão mais jovem do Tenente-coronel Georg von Böselager. Também participou da "Operação Clarão" que tentara matar o Führer no front russo em mar./1943. Conseguiu sobreviver ao regime nazista e à guerra. Faleceu de causas naturais em mai./2008 sendo o penúltimo conspirador a estar vivo até então.






Ewald-Heinrich von Kleist-Schmenzin (1922-2013) - Tenente de infantaria do Exército e filho de antigo conspirador - conde Ewald von Kleist-Schmenzin (1890-1945). Tentara contra a vida de Hitler em fev./1944, mas fracassou devido à constante quebra de pontualidade do ditador. Um dos raros que sobreviveu, embora seu pai tenha sido enforcado. Ewald faleceu aos 91 anos, este sim o último sobrevivente do complô.





Heinrich von Lehndorff-Steinort (1909-1944) - Tenente da Reserva do Exército. Ajudante de ordens do General von Trescow no front leste. Outro que tentou sem sucesso atrair o Marechal von Bock para o movimento, em ago./1941. Enforcado em set./1944.







Georg Sigismund von Oppen (1923-2008) - 2º Tenente do Exército. Servia no E-M do Exército Metropolitano. Integrante da ala jovem do grupo de conspiradores que apoiou o Coronel Stauffenberg no dia do complô. Um dos raros que sobreviveu.








Fabian von Schlabrendorff (1907-1980) - 2º Tenente do Exército e advogado. Ajudante de campo do General von Trescow no front soviético. Mesmo preso e torturado cruelmente pela Gestapo conseguiu sobreviver. Libertado de campo de concentração pelos norte-americanos ao final da guerra.







Fritz Dietlof von der Schulenburg (1902-1944) - 2º Tenente da Reserva do Exército. Conde e governador distrital. Filho do ex-embaixador em Moscou e também dissidente, Friedrich Werner von der Schulenburg (1875-1944). Executado em ago./1944, três meses antes de seu pai.






Ludwig von Hammerstein-Equord (1919-1996) - Tenente do Exército. Filho do General Kurt von Hammerstein-Equord, ativo conspirador. Também participou da resistência e do complô de jul./1944, contudo conseguiu escapar impune.






2 comentários:

  1. Pesquisador, a importância de otimizar os links que aparecem dentro de seus artigos, integrados ao conteúdo de forma clara, colabora em nosso trabalho sobre a Alemanha na 2ª Guerra, mais uma vez agradecemos suas pesquisas ...
    Abçs, Marco A.(USP)

    ResponderExcluir
  2. valeu por nos ajudar através dos textos âncoras do seu blogspot !!!!!
    Ludmila

    ResponderExcluir