Rosa Branca (Weisse Rose) foi o nome pelo qual ficou conhecido um grupo de opositores ao regime nazista fundado em jun./1942. Este grupo atuava em Munique e Hamburgo sendo liderado por cinco jovens universitários e um professor. Eles protestavam contra o governo através da distribuição de panfletos enviados pelos correios para as grandes cidades do sul da Alemanha e da Áustria ou com pichações nos prédios públicos ou nas universidades. O conteúdo destes panfletos tinha caráter religioso e expunha planos para a Alemanha do pós-guerra. Era dirigido à todas as camadas da população e pretendia abalar a confiança do povo no Führer e acordar os alemães do sonho exposto pela propaganda oficial.
No início de fev./1943 o 6º Exército alemão rendeu-se aos soviéticos na cidade de Stalingrado, resultando na morte e aprisionamento de 300 mil soldados, o regime sofreu uma reviravolta. Foi o primeiro grande fracasso das Wehrmacht diante do inimigo. A partir daí os grupos resistentes ganharam fôlego adicional. Aproveitando-se da ocasião excepcional o grupo Rosa Branca aumentou a publicação e distribuição de seus panfletos para outras cidades.
Os irmãos Hans e Sophie Scholl foram flagrados, denunciados e presos pela Gestapo depois de panfletarem na Universidade de Munique onde estudavam. Sob severa tortura eles denunciaram seus principais comparsas. Todos foram julgados por traição pelo Tribunal do Povo e condenados à morte por decapitação na guilhotina como exemplo aos demais grupos dissidentes. Obviamente qualquer outro movimento de resistência no meio estudantil cessou, muito embora a coragem do Rosa Branca viesse a ganhar admiração e reconhecimento no país e exterior, ainda no período da 2ª Guerra Mundial. No segundo semestre de 1943 mais de um milhão de reproduções do último panfleto do grupo foram feitos na Inglaterra e lançados de avião sobre território alemão.


.png)
.png)
.png)
Willi Graf (1918-1943) - Estudante de Medicina da Universidade de Munique. Pertenceu à Juventude Hitlerista e serviu no RAD (Serviço de Trabalho do Reich). Prestou serviço militar por dois anos. Executado em 12/10/43.
Nenhum comentário:
Postar um comentário