quinta-feira, 7 de novembro de 2019

ANEL DE HONRA DAS SS (SS-Ehrenring)


Resultado de imagem para ss totenkopf ringTambém conhecido como "Anel Cabeça de Caveira" (Totenkopfring), foi um prêmio instituído por Heinrich Himmler, o chefe das SS. Não se tratava de uma condecoração oficial de Estado, mas um presente oferecido por Himmler, similar à espada e ao punhal das SS.
Inicialmente foi indicado aos oficiais mais antigos das Allgemeine-SS que haviam demonstrado valor e liderança excepcionais além de possuir uma ficha de serviço imaculada. O anel deveria ser devolvido no caso de qualquer transgressão disciplinar. A partir de 1939 foi concedido a todo oficial das SS com mais de 3 anos de serviço e no decorrer da guerra todos aqueles que ocuparam cargos de chefia faziam jus à honraria incluindo as Waffen-SS e Gestapo.
O desenho espelhava o interesse de Himmler pelo misticismo germânico. Na parte frontal mostrava um crânio de caveira sobre tíbias cruzadas e ao redor símbolos rúnicos sobre folhas de carvalho que representavam as virtudes germânicas de seu portador. Em sua face interior estavam gravados o nome do agraciado, a data da premiação e a assinatura do Reichsführer-SS.
O anel deveria ser usado no dedo anelar da mão esquerda, muito embora existam diversas fotografias com uso diferente (vide fotos abaixo). O agraciado também recebia uma carta modelo enaltecendo o sentimento de união das tropas SS, a eterna fidelidade ao Führer e a inabalável obediência aos superiores. O portador deveria estar sempre disposto a sacrificar sua própria vida em prol da coesão da força.
Em outubro de 1944 foi ordenada a suspensão de sua produção devido a escassez do material. Cerca de 80 mil anéis foram entregues, entretanto sabe-se que, no caso de morte do agraciado, sempre que possível, o anel deveria ser restituído a fim permanecer em definitivo no Castelo de Wewelsburg (vide mais detalhes aqui).

 Resultado de imagem para ss totenkpof ring

 Resultado de imagem para ss totenkopf ring

 Resultado de imagem para ss totenkopf ring
 Resultado de imagem para ss totenkpof ring
Poder do sol e poder conquistador; fé e camaradagem; poder da raça ariana; salvação


 
ernst-wilhelm-bohle-1943-CPJ1EG

Nenhum comentário:

Postar um comentário