O objetivo deste tópico é expor uma série de fotos, internas e externas, da casa de Hitler nos Alpes Bávaros de Obersalzberg, próximo à cidade de Berchtesgaden no sul da Alemanha e da fronteira austríaca. Existem milhares de fotos disponíveis, contudo não há como colocá-las todas aqui. Tentarei ser conciso e objetivo a fim de não tornar este trabalho maçante, escolhendo aquelas peças de melhor qualidade e que retratem os pontos mais conhecidos do Berghof. Embora existam vários trechos de filmes oficias e caseiros com imagens da residência de Hitler optei por não incluí-los. Mais detalhes da história da casa de campo de Hitler aqui.
Foto 1: Hitler diante da grande janela do Berghof, onde se descortina um panorama de rara beleza das montanhas de Obersalzberg.
Índice:
1º Andar:
. A Grande Sala
. Sala de Conferências
. Sala de Jantar
. Cozinha
. Saleta de Projeções
. Sala de Estar Adjacente¹
. Jardim de Inverno¹
. Terraço¹
. Pátio Adjacente Descoberto¹
. Sala de Estar Adjacente¹
. Jardim de Inverno¹
. Terraço¹
. Pátio Adjacente Descoberto¹
2º Andar:
. Escritório de Adolf Hitler
. Quartos de Adolf Hitler e Eva Braun
. Aposentos de Auxiliares
. Aposentos de Hóspedes¹/Varanda¹
. Aposentos de Hóspedes¹/Varanda¹
3º Andar:
. Aposentos de Auxiliares e Hóspedes
. Balcão Panorâmico
Subsolo:
. Sala de Serviços
. Boliche
. Garagem¹
Obras de Ampliação/Reforma e Resultados:
. Primeiras Ampliações (1933)
. A Grande Reforma (1935/36)
. Ampliação da Ala Oeste/Leste (1939)
Corredores/Escadas
Corpo da Guarda
. Garagem¹
Obras de Ampliação/Reforma e Resultados:
. Primeiras Ampliações (1933)
. A Grande Reforma (1935/36)
. Ampliação da Ala Oeste/Leste (1939)
Corredores/Escadas
Corpo da Guarda
Ilustração do complexo
Bombardeamento e Explosão
Obs.: ¹ Área pertencente a casa original - Haus Wachenfeld
Bombardeamento e Explosão
Obs.: ¹ Área pertencente a casa original - Haus Wachenfeld
1º Andar
A Grande Sala
A Grande Sala
Foto 2: Ao se entrar pela porta de acesso principal tem-se esta visão após descer uma pequena escada de cinco degraus. Destacam-se o teto todo em madeira recortada, a grande janela à frente com cortinas espessas, uma mesa comprida para mapas, as paredes laterais cobertas por tapeçarias Gobelin, uma mesa de centro redonda à direita cercada por poltronas e sofá, um piano de cauda à esquerda e um enorme lustre pendente do teto. Tudo ricamente decorado.
Foto 3: Aproximando-se da grande janela observam-se um globo terrestre do lado esquerdo da mesa de mapas e um tapete persa sob a mesma mesa além de um abajur de pé à direita da janela.
Foto 4: A janela possuía um mecanismo retrátil que a fazia descer por trilhos laterais. Aqui é possível observar a beleza do panorama das montanhas.
Foto 5: Girando o foco para a esquerda se pode observar melhor a localização da globo terrestre ladeado por um relógio de pé com a águia nazista no topo, a tapeçaria na parede, o piano de cauda e a porta de acesso à Sala de Estar (assinalada) pertencente à casa original (vide foto 51).
Foto 6: Nova perspectiva da mesma imagem anterior destacando-se, à esquerda, o primeiro lance de três degraus (assinalados) da escada de acesso ao cômodo adjacente, a tapeçaria da parede com uma cômoda de madeira abaixo e o piano de cauda.
Foto 7: Novamente a mesma perspectiva, contudo pode ser observada, através da grande janela, a ponta do terraço (adiante mais detalhado).
Foto 8: Seguindo o mesmo giro da foto 5, à esquerda, nos deparamos com esta imagem. Ao fundo a Sala de Conferências (mais adiante será detalhada). Nota-se, ainda, uma luminária idêntica à do outro ambiente.
Foto 9: Imagem anterior colorizada.
Foto 9a: Detalhe curioso da estante baixa com livros atrás do piano. Vide foto 60.
Foto 10: Continuando o mesmo giro à esquerda, completa-se todo o ambiente. Aqui se podem notar, em primeiro plano, a mesa redonda cercada de poltronas e sofá de quatro lugares, a tapeçaria da parede e ao fundo a entrada principal por uma porta em arco (assinalada na foto seguinte) com a escada de cinco degraus no primeiro lance e um largo e alto armário de madeira.
Foto 11: Uma nova perspectiva da foto anterior onde surgem a lareira (assinalada) da sala de conferências e o armário alto à esquerda já mencionado. Estas duas últimas fotos são inversas a foto 2.
Foto 12: Foto colorizada. A mesa redonda e seus assentos com a tapeçaria característica posicionadas à direita da mesa de mapas. Observar os detalhes do tapete comprido.
Foto 13: Novo ângulo do ambiente anterior.
Foto 14: Curiosa fotografia encontrada. Na parede atrás da tapeçaria à direita da grande janela havia quatro aberturas (não visíveis aqui, mas sim na foto 180) pelas quais se projetavam filmes na parede oposta usada como tela (mais adiante será mostrada a Saleta de Projeções). Para tanto era necessário suspender as tapeçarias e posicionar as poltronas da mesa redonda na direção da parede usada como tela. Apesar da baixa qualidade se notam a presença, da direita para a esquerda - Adolf Hitler, Benito Mussolini e Martin Bormann preparando-se para assistir uma destas projeções. É possível observar a ponta da tapeçaria já suspensa (assinalada) por um puxador pendente, a cortina cerrada da grande janela, o abajur de pé, a mesa redonda e um relógio de pé (assinalado) não visto em fotos anteriores deste mesmo ambiente.
Foto 15: Hitler fazia questão de entregar pessoalmente a Cruz de Ferro, em seus graus mais elevados (folhas de carvalho, espadas e brilhantes), aos militares que haviam atingido este merecimento por bravura em combate. Aqui o vemos diante de pilotos da Luftwaffe perfilados. Podem ser notados a tapeçaria pendente na parede direita à grande janela e novamente o citado relógio de pé da foto anterior.
Foto 16: Hitler conversa com visitantes próximo ao globo terrestre ao lado da mesa de mapas cuja ponta esquerda aqui é vista. Mesa e cadeiras não existiam neste lado do ambiente, portanto pode-se concluir que houve um improviso destes móveis para esta reunião.
Foto 17: Nova perspectiva da foto anterior. Aqui observamos, da direita para esquerda, Mussolini, Hitler, General Jodl, Marechal Keitel e Marechal Kesselring. Curiosamente nota-se uma cristaleira alta não observada em fotos anteriores deste mesmo ambiente. O globo terrestre está encoberto pelos militares presentes.
Foto 18: Interessante foto. Aqui observamos Hitler, o Rei Bóris da Bulgária e um ajudante das SS (Otto Günsche) descendo o primeiro lance da escada em direção à Grande Sala (vide fotos 6, 7 e 8). Ao fundo observamos a Sala de Estar Adjacente (pertencente à casa original - Haus Wachenfeld) com a porta de acesso (assinalada) ao Jardim de Inverno anterior ao terraço. Veremos adiante mais detalhes destes outros ambientes.
Foto 19: Aqui vemos Josef Goebbels (Ministro da Propaganda do Reich) e sua esposa Magda sentados nos degraus do segundo lance da escada citada na foto anterior com duas filhas, observadas por Hitler sentado no banquinho do piano de cauda. Podem-se observar também os móveis e objetos de decoração característicos deste ambiente: a tapeçaria da parede, o relógio em pedestal com a águia nazista ao topo, o globo terrestre, a grande janela com as cortinas fechadas e parte da mesa de mapas.
Foto 20: Original colorida. Hitler fala a um grupo de pilotos da Luftwaffe, possivelmente após cerimônia de premiação. Encontra-se apoiado na mesa de mapas com as costas voltadas para a grande janela. Nota-se, no fundo à direita, a tapeçaria na parede, peculiar do ambiente.
Foto 21: Nem sempre a mesa de mapas era utilizada para discutir estratégias militares com seus generais. Aqui observamos Hitler (assinalado) com um grupo de visitantes completando um quebra-cabeças! É possível identificar seu arquiteto à direita, Albert Speer (assinalado), e seu médico pessoal, Dr. Theodor Morell (assinalado) ao lado com sua esposa.
Foto 22: Finalizando este cômodo, aqui é possível observar todo o ambiente da Grande Sala com a grande janela totalmente aberta.
Sala de Conferências
Foto 23: Nesta imagem temos a visão geral da Sala de Conferências. À esquerda a porta principal de entrada em arco, os cinco degraus do primeiro lance de escadas, a lareira com moldura em mármore, uma mesa de centro redonda e assentos ao redor. O ambiente tem em seu lado direito bancos fixos conjugados com a decoração, mesinhas de apoio e uma cômoda baixa diante de um tapete comprido. Nas paredes quadros de pintores famosos e esculturas em pedestal.
Foto 24: Foto colorizada quase da mesma posição anterior. Para chegar até a Grande Sala do item anterior era necessário descer um segundo lance de escada com três degraus.
Foto 25: Visão lateral direita. Notar que o sofá está virado para a lareira e de costas para a Grande Sala.
Foto 26: Foto colorizada mais aproximada da lareira e dos assentos ao redor. Aqui aparece um novo quadro redondo sobre a lareira e dois castiçais sobre o adorno em mármore. O quadro à esquerda também não é o mesmo das fotos anteriores. Notar ainda o espesso tapete.
Foto 27: Imagem também colorizada, oposta a anterior.
Foto 28: Mesmo ângulo anterior mostrando convidados em momento de lazer. Nota-se Hitler e Eva Braun sentados de frente para a câmera com um ajudante em pé, às suas costas, pronto para atender suas ordens. Ao fundo homens conversam sentados no banco lateral fixo.
Foto 29: Um grupo de homens sentados nos assentos ao redor da mesa redonda sendo servido por garçons. O quadro pendente à esquerda foi visto na parede oposta conforme fotos 27, 31 e 32. O par de castiçais da lareira também saiu.
Foto 30: Aqui temos um excelente ângulo da porta de acesso principal. Notar a escultura em pedestal entre os dois quadros e o tapete ao longo do primeiro lance de cinco degraus da escada.
Foto 31: Lateral direita do ambiente em maiores detalhes. O busto em pedestal (assinalado) é de Dietrich Eckhardt, um dos fundadores do partido nazista, morto um mês após a fracassada tentativa de golpe em Munique em nov./1923, aos 55 anos. O quadro à direita já foi visto em outra posição da sala (vide fotos 26 e 29).
Foto 32: Maior aproximação da imagem anterior. Notar os bancos fixos acolchoados, suas almofadas e as mesinhas de apoio.
Foto 33: Interessante imagem da Sala de Conferências com a grande janela ao fundo. Hitler, sentado no centro, em conversa com um grupo de homens entre eles, à sua direita, o conde Galeazzo Ciano, Ministro das Relações Exteriores da Itália e genro de Mussolini.
Foto 34: Era comum posar para fotos de grandes grupos de pessoas nos três degraus da escada da Sala de Conferências. Nesta podemos observar várias crianças, provavelmente entre elas os filhos de Bormann (assinalado) e Speer (assinalado). Ainda podem ser identificados Hitler (assinalado) no centro com Eva Braun (assinalada) e seu fotógrafo pessoal, Heinrich Hoffmann (assinalado), atrás de Bormann.
Sala de Jantar
Foto 35: 1º andar (antes da reforma de expansão da ala oeste) - É preciso esclarecer ao visitante sobre a exata posição
da Sala de Jantar. Observe acima a planta do 1º andar do Berghof. Nos
itens anteriores foram mostradas fotos da Grande Sala (5) com sua janela
panorâmica (10) e da Sala de Conferências (6). A Sala de Jantar está
assinalada com o algarismo 8, localizada nesta planta no alto e à esquerda do saguão de entrada em arcos (3). Completando os demais cômodos do andar: Escadaria larga principal da entrada (1), pátio descoberto da entrada (2), vestíbulo/corredor (4), Jardim de Inverno (7), Saleta de Projeções (9), Garagem (11), Terraço (12), Cozinha (13) e Sala de Estar Adjacente (14).
Foto 36: Esta é a porta de entrada da Sala de Jantar. À esquerda do fotógrafo, não visível, encontra-se a porta principal de acesso ao interior da casa (vide planta na foto anterior e foto 187).
Foto 37: Entrando no ambiente se vislumbram uma mesa comprida de dezesseis poltronas, uma mesa redonda à esquerda em recuo, um armário embutido à direita com duas portas de vidro, um grande lustre pendente do teto e ao longo da mesa, uma cômoda baixa ao fundo, um longo tapete sob a mesa e decoração de madeira trabalhada em todas as paredes.
Foto 38: Outra visão do mesmo cômodo, porém a mesa principal agora comporta vinte poltronas. Ambiente extremamente acolhedor e propício a excelentes refeições.
Foto 39: Foto tirada do fundo da sala ao lado da cômoda. À esquerda a porta de entrada fechada (assinalada). À direita é possível notar a mesa redonda recuada e a ponta da cômoda baixa em primeiro plano. O lustre pendente sobre mesa comprida comporta oito lâmpadas dispostas paralelamente duas à duas. As janelas ao fundo estão voltadas para o pátio de entrada da casa (algarismo 2 na planta da foto 35).
Foto 40: Visão total da mesa redonda. As cinco janelas deste ambiente possuem cortinas curtas iguais as três do outro ambiente (vide foto anterior). O lustre sobre esta mesa segue o mesmo estilo do outro, contudo possui apenas quatro lâmpadas em formato de "cruz". À direita nota-se a ponta da cômoda baixa com um pequeno arranjo de flores. Na planta da foto 35 é possível verificar com exatidão este local na fachada da ala oeste: está abaixo do algarismo 8.
Foto 41: Outra visão da mesa comprida com quatro garçons das SS em seus trajes impecáveis aguardando os convidados. Notar a rígida ordem dos pratos, copos, taças, talheres e guardanapos. Há uma plaqueta diante de cada prato indicando o lugar de cada um dos convidados. Atrás do garçom da extrema esquerda há uma porta de serviço fechada (assinalada) que leva à cozinha, cômodo imediatamente adjacente.
Cozinha
O caro visitante deve voltar a planta da foto 35 para entender melhor onde se localizava a cozinha. Ela está indicada com o número 13 à esquerda da sala de jantar (8), na ala oeste da casa.
Foto 42: A planta à direita dá a uma boa visão de todo ambiente da Cozinha. As três janelas à direita são voltadas para a frente da casa. No alto pode-se ver os fundos da Sala de Jantar com o desenho da cômoda baixa (vide foto 37) e a porta de serviço à esquerda (vide foto 41). Um corredor leva à copa e as pias. O próximo cômodo é a cozinha propriamente dita com indicativo das posições das fotos existentes do ambiente à esquerda.
Foto 43: Cozinheiras conversam.
Foto 44: Cozinheira em serviço na bancada próximo às janelas voltadas para a frente da casa. À esquerda fornos e fogões. Atrás dela uma porta que leva às pias de lavagem.
Foto 45: Foto tirada após o bombardeio do Berghof. Estes fornos podem ser vistos no fundo da foto anterior.
Saleta de Projeções
A Saleta de Projeções está indicada na planta da foto 35 com o algarismo 9.
Foto 46: Aqui é mostrada outra planta da Saleta e seu posicionamento em destaque, à direita da escadaria externa de subida da casa, atrás da parede da Grande Sala. As quatro aberturas mencionadas anteriormente na foto 14 estão aqui detalhadas.Vide foto 178.
Foto 47: Ao fundo a porta de entrada da Saleta no saguão principal de entrada (algarismo 3 da planta da foto 35), oposta a porta principal do Berghof, aqui aberta. Não existem fotos disponíveis do interior da Saleta ou de seus equipamentos.
Foto 48: Outro ângulo da porta de entrada da Saleta de Projeções. Em cerimônia de premiação, Hitler posa ao lado do ás da Luftwaffe, Helmut Wick.
Foto 49: A Saleta de Projeções possuía uma janela de ventilação com grade (assinalada) voltada para a escadaria de entrada da casa. Por sua localização privilegiada aparece em diversas fotografias da época, principalmente quando alguém subia ou descia a escadaria como visto nesta foto. Aqui o Führer recebe Ante Pavelic, o ditador da Croácia (parte desmembrada da Iugoslávia), seu aliado, em jun./1941.
Foto 50: Ironia do destino. Após o bombardeamento do Berghof e da chegada dos soldados norte-americanos ao local, novas fotos foram tiradas pelo lado vencedor da guerra. Ao fundo a janela de ventilação da Saleta de Projeções (assinalada).
Foto 114: O escritório do Führer localizava-se no 2º andar do Berghof imediatamente acima da Grande Sala. Ao entrar pela porta principal obtinha-se a visão acima. Todo o local coberto por grosso tapete subdividido em três ambientes distintos: em primeiro plano sofá e poltronas para recepção de convidados, à esquerda próximo a janela central, a mesa de trabalho de Hitler e ao fundo uma pequena biblioteca embutida com mesa para leitura. Todas as paredes em madeira trabalhada.
Foto 132b: Aqui está a cômoda que fica atrás da escrivaninha, ao lado da outra janela do quarto de Eva. Na mesma foto 129 também é possível identificá-la. Na foto 131 também é possível vê-la, entretanto o modelo é diferente.
Sala de Estar Adjacente
Jardim de Inverno
Foto 51: Aspecto geral da Sala de Estar após a grande reforma de 1935/36 pertencente à casa original. A janela ao fundo é voltada para o pátio descoberto na ala leste da residência. Por uma porta à direita (não visível) chega-se ao Jardim de Inverno (vide próximo item). Imagem captada após subir os dois lances de escadas oriundas da Grande Sala (vide fotos 5, 8 e 18), ao lado do piano de cauda. Na planta da foto 35 este aposento é indicado com o número 14.
Foto 52: Uma melhor aproximação revela detalhes da estante de livros à direita, tapete, banco fixo ao redor, almofadas, mesa sem cadeiras e lustre pendente.
Foto 53: Hitler e Eva Braun acompanham a refeição de um grupo de crianças na mesa da Sala de Estar. Observar as cortinas fechadas, os quadros e o lustre pendente.
Foto 54: Apesar da baixa qualidade é possível identificar Hitler diante da estante de livros ao lado da porta de acesso ao Jardim de Inverno (vide item seguinte). Esta estante pode ver vista à direita das fotos 51 e 52 acima.
Foto 55: Mesma estante de livros da foto anterior ao lado da porta de acesso ao Jardim de Inverno
(próximo item).
Foto 56: Forno de cerâmica para aquecimento ambiental característico da Sala de Estar. Vide foto 51 à esquerda bem como fotos 5, 6 e 8, sobre o piano de cauda, ao fundo da escada.
Foto 57: Hitler e Eva Braun sentados no banco do forno de cerâmica rodeados por um grupo de crianças.
Foto 58: Aqui a Sala de Estar é vista antes da grande reforma de 1935/36. Comparar com as fotos 51 e 52.
Foto 59: Hitler lendo jornal na mesa da Sala de Estar antes da grande reforma. Observar os pratos redondos às suas costas, o estilo das cadeiras e a luminária em comparação com a foto anterior.
Foto 60: Interessante foto captada do interior da Sala de Estar com a câmera voltada para a mesa redonda e sua tapeçaria característica ao lado da grande janela. É a visão oposta a imagem captada na foto 8.
Foto 60a: Planta em 3D da casa antiga após a grande reforma. Observar o posicionamento da sala de estar adjacente (e a porta de acesso à grande sala), do jardim de inverno e do terraço. Na planta plana da foto 35 estes cômodos estão assinalados com os números 14 (sala de estar), 7 (sala de inverno) e 12 (terraço).
Jardim de Inverno
Foto 61: O Jardim de Inverno (algumas publicações denominam de Sala de Verão) foi um aposento de estar frontal ao terraço todo envidraçado conforme aqui apresentado. Olhando-se do terraço este é o lado esquerdo. Na planta da foto 35 a Sala de Inverno está indicada com o algarismo 7. Sendo acessada pela Sala de Estar Adjacente do item anterior, assinalada naquela planta com o número 14.
Foto 62: Este é o outro lado, contudo não está visível a parte envidraçada frontal nem a porta de acesso ao terraço. O quadro à esquerda já foi visto na Sala de Conferências (vide fotos 27, 29 e 31). As duas janelas ao fundo são voltadas para o pátio descoberto lateral leste do Berghof.
Foto 62a: Outra imagem do mesmo local mostrado na foto anterior.
.
Foto 63: Mesmo ambiente da foto anterior. Oficiais das SS posam para uma foto conjunta. Da direita para a esquerda: Major-SS Max Wünsche, Major-General-SS Theodor Wisch, General-SS Josef "Sepp" Dietrich, Coronel-senior-SS Fritz Witt e o Capitão-SS Otto Günsche (Ajudante pessoal do Führer).
Foto 64: Esta é a visão do Jardim
de Inverno antes da grande reforma de 1935/36. Compare com a foto 31 e
observe que as duas janelas laterais, aqui ao fundo, desapareceram pois naquele local
foi erguida a nova casa. Há um armário baixo com portas de correr sob as janelas repleto de
vasos com plantas em cima e até uma gaiola de pássaros. À direita uma
abajur de pé estilizado ao lado de uma janela sem função (depois
desfeita), pois atrás localiza-se a Sala de Estar Adjacente. Após a
subida de Hitler ao poder, no ano de 1933, houve uma primeira reforma na
Haus Wachenfeld (casa original) que acrescentou a garagem, o
terraço e o Jardim de Inverno (no lugar de uma varanda), portanto a residência se estendia apenas
até esta janela (vide fotos 158, 159, 160 e 161).
Foto 65: Aqui a imagem do outro lado do Jardim de Inverno antes da
reforma também. Observe que aqui é possível visualizar a parte
envidraçada voltada para o terraço à direita. Veja também que há outro abajur do mesmo estilo da foto
anterior e outra janela sem função que foi desfeita durante a reforma.
Foto 66: Aqui Hitler e sua cadela "Blondi" no Jardim de Inverno.
Observar a poltrona de palha, o tapete, o armário baixo, os vasos de plantas e até a gaiola
presentes na foto 64.
Foto 67: Imagem captada por câmera de dentro da Sala de Estar Adjacente voltada para o Jardim de Inverno. Hitler faz leitura de uma nota sentado numa cadeira de balanço ao lado da porta de acesso ao terraço (não visível). Pelo estilo dos móveis e do tapete trata-se de imagem feita antes da reforma de 1935/36.
Foto 68: Imagem capturada quase do mesmo ângulo da anterior, contudo é possível observar a porta de acesso ao terraço fechada e até mesmo parte dele (ainda curto antes da reforma) se estendendo até a mureta. Hitler conversa com Hermann Göring tendo ao fundo seu piloto particular, Hans Baur, sentado na cadeira de balanço da foto anterior com o mesmo arranjo de vasos e a mesinha (aqui com a gaiola) ao lado.
Foto 68a: Porta de acesso ao terraço aberta assim como a janela da esquerda está suspensa. Vide foto 77a.
Foto 69: Raríssima fotografia. A câmera, de dentro do Jardim de Inverno, voltada para o terraço através da porta de acesso. Hitler, sentado, vira-se para Rudolf Hess (Vice-führer), de pé. Outros presentes não foram identificados. Ao fundo a mureta ainda próxima, pois a reforma de 1935/36 tornou o terraço mais amplo.
Terraço
Foto 70: Outra foto rara. Imagem tomada do terraço antes da grande reforma que transformou a Haus Wachenfeld no Berghof. Observe a esquerda a porta fechada de acesso ao Jardim de Inverno com suas paredes envidraçadas e o ainda curto terraço. Na planta da foto 35 este terraço está assinalado pelo número 12.
Foto 71: Outra imagem antes da grande reforma. Hitler e Rudolf Hess conversam e caminham em direção à parte leste do terraço no local onde, na foto anterior, encontram-se uma mesa e cadeiras.
Foto 71a: Interessante visão pelo lado leste da residência. É possível observar a pequena largura do terraço antes da grande reforma, assim como a ausência da escadaria dos fundos. Vide foto 91.
Foto 72: Rara visão pelo lado oeste da Haus Wachenfeld. Parte do terraço é observado assim como as janelas sem cortinas do Jardim de Inverno (vide foto 64) e as portas da garagem abertas. Parece que o Führer está a beira do terraço segurando uma criança de pé sobre a mureta.
Foto 73: À esquerda é possível identificar a mesma parte do terraço da foto anterior, agora com uma cerca viva (assinalada) na mureta lateral. Na outra lateral da mesma mureta também há este mesmo adorno ajardinado conforme veremos adiante. Esta tipo de decoração persistiu por algum tempo mesmo depois da grande reforma de 1935/36.
Foto 74: Hitler recebe um grupo de meninas da BDM (Liga das Jovens Alemãs) pela entrada oeste do terraço. Observe a cerca viva da mureta.
Foto 75: Hitler sentado na mureta do terraço por volta de 1932, portanto antes da grande reforma da casa.
Foto 76: O Führer recebe em seu terraço um grupo de meninos da Juventude Hitlerista. Um lanche parece ter sido servido a todos.
Foto 77: Hitler e Göring em momento de descontração na mesa do terraço, próximo à porta de acesso ao Jardim de Inverno. Observar a cerca viva ao fundo e o mesmo estilo de guarda-sol das fotos 69 e 74. No canto superior esquerdo uma bandeira nazista ao sabor do vento. É interessante notar, ainda, que ao fundo de Hitler, a parte frontal da vidraça parece estar aberta. Este detalhe também é observado na foto seguinte e, principalmente, na foto 70.
Foto 77a: As janelas sobrepostas do Jardim de Inverno abriam-se para o terraço de forma vertical, tornando-se fixas após a grande reforma. Vide fotos 70, 79, 83, 85 e 86. Notar, ainda, que o mobiliário é o mesmo da foto 65.
Foto 78: Aqui Hitler conversa com uma criança no mesmo ângulo do terraço da foto anterior. Observar a "esquina" da mureta, a cerca viva, o guarda-sol e a bandeira nazista ao fundo.
Foto 79. Após a grande reforma de 1935/36 que transformou toda a residência no Berghof, o terraço também foi estendido. Aqui vemos Adolf Hitler na porta de acesso ao Jardim de Inverno. Observar que as vidraças são de estilo diferente das anteriormente instaladas (vide foto 70).
Foto 80: Aqui Hitler e seu pastor alemão fêmea "Blondi" próximo à mureta do terraço já estendido com a grande janela ao fundo, totalmente aberta.
Foto 81: Mesmo ângulo da foto anterior. Identificam-se, sentado na mureta, o General-SS Julius Schaub (Ajudante-chefe de Hitler), acompanhado pelo General-SS Reinhard Heydrich (Chefe da Polícia de Segurança do Reich) e o diplomata Walther Hewel, com a mão no bolso.
Foto 82: O arquiteto Albert Speer, de pé, conversa com Adolf Hitler, apoiado na mureta do terraço. Ao fundo o belo panorama das montanhas.
Foto 83: Hitler sentado numa das mesas do terraço sob a sombra de um guarda-sol. Ao fundo a porta de acesso ao Jardim de Inverno aqui ladeada por duas pequenas árvores decorativas.
Foto 84: Um close de Eva Braun sentada numa cadeira do terraço. Ao fundo a porta de entrada aberta com as duas pequenas árvores plantadas em vaso (vide foto anterior).
Foto 84a: Visão do interior do Jardim de Inverno para o terraço.
Foto 85: Tomada semelhante, contudo pode-se notar, atrás do guarda-sol, a parede da casa maior. Eva aqui aparece com um cigarro entre os dedos da mão esquerda. Tabagista, ela procurava evitar o vício diante do Führer.
Foto 86: Curiosa foto. Eva Braun no terraço próximo à parede envidraçada do Jardim de Inverno operando uma câmera. Apaixonada por fotografia e filmagem, seus álbuns e películas descobertos após a guerra trouxeram um acervo valioso para a História.
Foto 87: Foto colorida de Eva em trajes típicos bávaros sentada na mureta do terraço. Ao fundo a beleza do panorama.
Foto 88: Foto clássica colorida. General-SS "Sepp" Dietrich, coberto de condecorações, conversa com o fotógrafo oficial de Hitler, Heinrich Hoffmann, enquanto lê jornal sentado à mesa do terraço.
Foto 89: Gertraud "Traudl" Junge, secretária pessoal do Führer, em momento de descanso próxima a mureta da parte leste do terraço.
Foto 90: Uma tomada incomum. Aqui vê-se uma imagem de parte do terraço pelos fundos da ala leste. Pode-se notar ainda a cerca viva (assinalada) próxima a mureta lateral.
Foto 91: Uma imagem quase do mesmo ângulo anterior, contudo trata-se da casa original, antes da grande reforma. Observar o terraço curto, a mureta sem o "L" na lateral leste (assinalada na foto anterior) e a grade de madeira da varanda do 2º andar em tonalidade mais escura e com desenho diferente. Ausente também o acabamento do telhado com pontões invertidos (assinalado na foto anterior). Vide foto 71a.
Foto 91a: Uma excelente visão aérea da residência nos Alpes bávaros do Führer antes das reformas de 1936.
Foto 92: Nova tomada do mesmo corredor lateral do Berghof. Observar a ponta leste do terraço, a jardineira em primeiro plano, as espreguiçadeiras e, curiosamente, no piso à esquerda, a sombra da famosa luneta que se posicionava no Pátio Descoberto (item a seguir).
Foto 93: Eva Braun toma banho de sol, relaxando numa espreguiçadeira do terraço. Hanni Morell (esposa do Dr. Morell, médico de Hitler) sentada no braço de uma cadeira e uma mulher não identificada na mureta. Ao fundo uma visão privilegiada da cerca viva do lado leste da mureta, comentada na foto 73.
Foto 94: Hitler conversa com seu fotógrafo pessoal, Heinrich Hoffmann, na ponta leste do terraço. Atrás dele a cerca viva e ao fundo a extensão da ala leste, diante do pátio.
Foto 94a: Outra cena do terraço próxima a cerca viva. Eva conversa com amigas em primeiro plano, enquanto o jovem arquiteto Albert Speer está ao fundo em companhia do fotógrafo Hoffmann.
Foto 96: Eva posa sentada numa espreguiçadeira, ao lado de seus dois terries escoceses ("Stasi" e "Negus"), próximo à mureta frontal do terraço.
Pátio Adjacente Descoberto
Foto 97: Nesta maquete é possível observar a casa original (Haus Wachenfeld), com seu terraço sobre a garagem e o Pátio Adjacente onde muitas fotografias foram tiradas e estão adiante expostas. Observar a escada lateral ao terraço descendo até a os fundos da garagem com seu corrimão peculiar.
Foto 98: A parte gramada do Pátio Adjacente. Aqui pode-se ver um cercado para animais. Hitler com um menino à esquerda. Eva Braun na extrema direita parece manusear sua máquina fotográfica. Em primeiro plano, outra mulher de costas, não identificada, faz o mesmo gesto. Ao fundo, atrás do Führer, seu médico pessoal, Dr. Morell e, acima de Eva, o arquiteto Albert Speer de pé.
Foto 99: Adolf Hitler ao lado da luneta aponta para algum ponto nas montanhas a ser observado pelo grupo de homens.
Foto 100: Excelente visão de quase todo Pátio e da extensão leste dos cômodos dos ajudantes. Em primeiro plano Eva Braun e um grupo de oficiais tomam chá.
Foto 101: Imagem captada do gramado com a câmera voltada para o terraço. Em primeiro plano um grupo de mulheres e crianças ao redor das espreguiçadeiras enquanto Eva, agachada à esquerda, fotografa. Atrás dela, ao fundo, o corrimão da escada lateral ao terraço e o "L" da mureta (vide foto 90).
Foto 102: Mesma ocasião da foto 98. Hitler com o mesmo menino próximo à jardineira lateral e Eva ainda com a câmera nas mãos. Ao fundo, sentados no "L" da mureta, identificam-se o arquiteto Albert Speer e o médico Dr. Morell. À direita, de braços cruzados, vê-se Julius Schaub (Ajudante-chefe).
Foto 103: Visão geral do Pátio destacando-se a casa original agregada após as obras de expansão de 1935/36. Em primeiro plano o oficial das SS Max Wünsche (Ajudante do Führer) acompanha "Blondi".
Foto 104: Eva com "Blondi" no gramado do Pátio Adjacente. Ao fundo o terraço e a esquerda, na parte externa da mureta, o corrimão da escada lateral (desce até a parte de trás da garagem, vide foto 97). O "L" da mureta também pode ser visto atrás da cabeça de Eva (vide foto 90).
2º Andar
Foto 105: Hitler sentado numa espreguiçadeira com crianças. Eva, em baixo à direita, com sua inseparável câmera Rolleiflex em mãos. Ao fundo detalhes da ala leste estendida. O homem de pé, à esquerda, parece ser Albert Bormann, ajudante de Hitler e irmão mais jovem de Martin Bormann.
Foto 107: Gretl Braun (à direita) acompanhada de uma amiga próximo à jardineira. Observar ao fundo a luneta abaixo da escada.
Foto 108: Boa imagem da extensão agregada à ala leste após a reforma de 1935/36. Vide foto 100.
Foto 109: Hitler caminha ao redor do gramado acompanhado por um ajudante. Notar à esquerda parte da jardineira, à direita a ponta da mureta em "L" (vide fotos 90 e 104) e atrás da espreguiçadeira, a luneta já mencionada anteriormente.
Foto 110: Hitler e um adolescente próximos à luneta. Ao fundo o terraço.
Foto 111: Excelente tomada do primeiro anexo da casa, aqui já estendido (vide foto 108 como continuação desta)
Foto 112: Hitler e "Blondi" no terraço vendo-se ao fundo parte do Pátio, o gramado e a construção agregada após a reforma de 1935/36. Atrás novamente Albert Bormann observa.
Foto 112a: Outra foto da mesma sequência mostra em profundidade o Pátio, seu gramado e a construção do anexo mais a leste.
Foto 113: Herta Schneider e Eva Braun, amigas inseparáveis, descem a escada lateral do terraço (vide maquete da foto 97).
Foto 113a: Outro aspecto das escadas com o alojamento dos ajudantes no fundo.
Escritório de Adolf Hitler
Foto 115: Outro ângulo colorizado do mesmo ambiente. As três janelas cobertas por finas cortinas estão voltadas para a parte frontal da casa, logo acima da grande janela do 1º andar (vide foto 128 e 146).
Foto 116: Aproximando-se da mesa podem-se notar detalhes curiosos: a cadeira voltada para a janela e sobre a mesa de leitura o busto de Gelli Raubal (vide foto 118).
Foto 117: Uma aproximação maior da parede diante da mesa de trabalho revela, embora desfocados, dois quadros dos pais de Hitler: Klara e Alois.
Foto 118: Aproximação da mesa de leitura e a biblioteca embutida com portas de vidro. O busto de Gelli no centro da mesa (assinalado).
Foto 119: Aproximação lateral da mesa de trabalho: telefone, abajur, mata-borrão, porta canetas. No fundo, à direita, há uma porta privativa (assinalada) de acesso ao quarto de Hitler.
Foto 120: Outro ângulo colorizado revela sobre a mesa um grande lupa (assinalada) para auxiliar a leitura de letras pequenas. Hitler possuía vista cansada e não gostava de ser fotografado usando este objeto
Foto 121: Foto clássica. Ângulo oposto às duas fotos anteriores. Hitler apoiado em sua mesa de trabalho revelando ao fundo, no local das poltronas para convidados, uma lareira, um quadro sobre esta e armários embutidos nas laterais com portas de vidro. Notar sobre a beira da mesa, em primeiro plano, um dispositivo elétrico com três botões, de certo para chamar auxiliares.
Foto 122: Hitler sentado na poltrona da mesa de trabalho. Ao fundo, assinalada, a porta principal de entrada no escritório. Paredes cobertas por quadros.
Foto 123: Aproximação do acolhedor ambiente de estar para convidados: lareira, um grande sofá, quatro poltronas, mesa de centro redonda e abajur de pé. Ao fundo e à esquerda a porta de entrada da foto anterior (vide planta da foto 127).
Foto 124: Visão oposta da foto imediatamente acima.
Foto 125: Visão da parede oposta às janelas focando as três subdivisões do escritório. Destaca-se o forno cilíndrico alto de cerâmica branca para aquecimento ambiental (assinalado).
Foto 126: Adolf Hitler posa ao lado do forno acima descrito.
Foto 127: Acima é apresentada a planta do escritório mobiliado e sua posição no 2º andar do Berghof. À esquerda as três janelas e um balcão ajardinado (assinalados) voltados para a frente da casa (vide fotos seguinte, 146 e 147). Observar o largo corredor (assinalado) mobiliado que dá acesso ao escritório e aos quartos de Hitler e Eva Braun (assinalados). Uma escada (assinalada) leva ao 2º andar da casa antiga. Mais adiante veremos estes cômodos.
Foto 128: Finalizando este item a maquete acima mostra a visão externa da casa. Acima da grande janela estão as três janelas do escritório no 2º andar.
Quartos de Adolf Hitler e Eva Braun
Infelizmente não há quase nenhuma foto disponível dos aposentos particulares de Hitler. Somente desenhos e plantas. Na planta da foto 127 acima é possível ter uma ideia destes quartos (assinalados).
Foto 129: Esta planta mobiliada traz uma melhor visualização de ambos os quartos. Na extrema esquerda pode-se ver a porta privativa de acesso ao quarto privado de Hitler pelo escritório. Há dúvidas em relação ao posicionamento dos móveis, contudo a localização das janelas parece verdadeira: duas no quarto e uma no banheiro particular. De modo semelhante é visto no quarto de Eva Braun. As seis janelas estão voltadas para a lateral oeste da casa, sobre o pátio principal de acesso. É possível visualizar estas janelas na maquete da foto 128 acima (assinaladas).
Foto 130: 2º andar (antes da reforma de expansão da ala oeste) - Cômodos: escritório de Hitler (1), quarto de Hitler (2), quarto de Eva Braun (3), banheiros privativos (4 e 5), pequeno balcão florido (6), varanda (7), corredores e escadas (8), zeladoria (9), quartos para guarda-costas (10), quartos de hóspedes (11) e leitura/biblioteca (12). As escadas vistas entre os números 11 e 12 levam ao corredor do terceiro andar da casa nova (vide foto 127).
Foto 131: Em primeiro plano o quarto de Eva e ao fundo o de Hitler. Cômodos assinalados.
Foto 132: Esta foto parece se encaixar no canto do quarto de Eva Braun, entre as duas portas, da foto anterior (assinalada).
Foto 132a: Esta é a escrivaninha do quarto de Eva. Na foto 129 ela aparece ao lado da porta de acesso ao banheiro privado.
Foto 132d: Esse mobiliário fica no lado direito da porta do banheiro privado de Eva. Na foto 132a há uma poltrona vista que compõe este conjunto. Nas fotos 129 e 131 há um armário alto que não condiz com estes móveis do canto do quarto.
Aposentos de Auxiliares e Hóspedes / Varanda
Observar a planta da foto 130 acima e o texto.
Foto 133: Visão externa das janelas dos aposentos de auxiliares em faixas preto e branco acima da Sala de Jantar. A comitiva encabeçada por Adolf Hitler acaba de sair do saguão principal da entrada do Berghof em direção às escadarias que levam à pista da garagem.
Foto 134: Sala de jantar e estar da Haus Wachenfeld, no 2º andar, sendo indicada na planta da foto 130 pelo primeiro número 11 à esquerda. Após a grande reforma a janela ao fundo deixou de existir, pois neste lado se ergueu a casa maior. A outra abertura é a porta de acesso à varanda, não uma janela. Provavelmente há uma outra porta de acesso à varanda, não visível, antes da escrivaninha, à esquerda. É possível apenas notar a ponta da cortina da porta que vai até o chão. Observar, ainda, o forno de aquecimento ambiental à direita.
Foto 134a:
Este outro aposento era ocupado por uma das
secretárias do ditador. Está assinalado na planta da foto 130 pelo número 11 à direita. A janela coberta por cortina está voltada para o pátio descoberto.
Foto 136: A varanda da casa original está indicada na planta da foto 130 pelo algarismo 7. Após a grande reforma de 1935/36 foi estendida, o que parece ser a foto aqui apresentada, mostrando o arquiteto Albert Speer posando para a câmera tendo ao fundo e à esquerda o fim da extensão da ala leste. Observar o "pontão" invertido e pendente do telhado (assinalado), no alto à esquerda e a foto 90 (também lá assinalado).
Foto 137: Mesma tomada anterior, mostrando possivelmente Eva e um cão.
3º Andar
Aposentos de Auxiliares e Hóspedes
Foto 138: Planta do 3º andar - quatro aposentos, um largo corredor e balcões frontal e lateral. Alguns estudiosos garantem que o segundo quarto de hóspedes, o mais acima nesta imagem, era o aposento da irmã de Eva Braun, Gretl.
Foto 138b: Outra foto do mesmo local e decerto no mesmo dia.
Foto 139: Planta em 3D. À direita fica o balcão frontal panorâmico e os aposentos se estendendo atrás em direção aos fundos da casa. Aqui não há mobiliário.
Foto 140: Detalhes de um dos aposentos. A decoração coincide com a planta apresentada na foto 138 referente ao aposento voltado para o balcão lateral (assinalado com a seta do meio). Alguma fontes pesquisadas apontam erroneamente este ambiente como sendo do quarto de Eva Braun (vide foto 129).
Foto 141: Na mesma planta da foto 138 este parece ser o aposento (sala de estar) imediatamente atrás do balcão panorâmico. Observar o forno de cerâmica para aquecimento ambiental e o recipiente de lenha à frente. Antes de maio de 1941, segundo alguns historiadores, este aposento era utilizado por Rudolf Hess.
Foto 142: Curiosa foto. O arco visível através da janela parece ser o do balcão frontal do 3º andar. O panorama das montanhas também, contudo não há semelhanças na decoração em nenhuma das plantas existentes.
Balcão Panorâmico
Foto 143: Visão lateral dos três arcos do local.
Foto 145: Aqui uma foto colorida batida do balcão voltada para o panorama baixo lateral do Berghof. Notar o telhado da guarita do corpo da guarda (assinalado) em primeiro plano (vide foto 210).
Foto 146: Maquete da visão externa do balcão frontal com seus três arcos, acima das janelas do escritório do Führer. Os "pontões" decorativos, pendentes do telhado são vistos nas três fotos anteriores.
Foto 147: Aqui uma foto real mostrando a grande janela do 1º andar, as três janelas do escritório de Hitler com seu balcão florido (há uma bandeira com a suástica nazista pendurada) no 2º andar e o balcão panorâmico do 3º andar.
Subsolo
Sala de Serviços
Foto 148: A entrada da Sala de Serviços do subsolo era feita por uma porta à direita da escadaria principal de acesso ao Berghof. Aqui ela é vista à direita.
Foto 149: Esta planta mostra a Sala de Serviços abaixo da Grande Sala do 1º andar. Entrando pela porta da foto anterior chega-se a uma antessala e a uma curta escada que conduz ao patamar mais abaixo. Alí existiam sub salas que comportavam todos os equipamentos e motores necessários para aquecimento, ventilação, eletricidade e caldeira do Berghof. Não existem fotos do local.
Foto 150: Numa destas salas havia uma janela de ventilação gradeada (assinalada) voltada para a escadaria conforme a vemos nesta foto, atrás do oficial da Luftwaffe de uniforme branco. Hitler brinca com uma criança ao pé da escadaria vendo-se atrás a porta de entrada (assinalada) da Sala de Serviços.
Foto 151: Excelente foto mostrando a janela de ventilação (assinalada) e a porta de entrada (assinalada) da Sala de Serviços. Hitler descendo a escadaria prestes a embarcar em sua Mercedes. Notam-se ainda a grande janela (assinalada) da Grande Sala do 1º andar e a ponta do terraço (assinalada) sobre a garagem atrás do veículo. Curiosamente também aparece parte da janela de ventilação (assinalada) da Saleta de Projeções no alto à esquerda.
Boliche
Foto 152: Pista de boliche (assinalada) na planta da foto 156. A porta da direita (assinalada) leva às escadas de acesso e a porta ao fundo (assinalada), ao lado do pequeno balcão (assinalado), leva a adega e a porões para guarda de materiais.
Foto 153: Apesar da baixa qualidade da fotografia, é possível perceber Hitler arremessando a bola de boliche observado por alguns homens. Notar o quadro negro atrás dele e à esquerda na parede da foto anterior (assinalado).
Primeiras Ampliações (1933)
Corredores/Escadas
Ampliação da Ala Oeste/Leste (1939)
Foto 214: Em 25/04/1945 a RAF bombardeou o Berghof. Imagem da escadaria e da ala oeste destruídas.
Foto 154: Aqui outra foto não muito nítida, todavia identifica-se Hitler em posição de arremesso idêntica à foto anterior ao lado de uma mulher (provavelmente Eva Braun) junto ao balcão oposto. Pela decoração pendente no ambiente parece ser algum dia festivo, talvez passagem de ano novo ou Natal.
Foto 155: Foto bastante desfocada batida no mesmo dia da anterior diante da pista do boliche. Não é possível identificar o casal. Talvez a mulher seja Eva Braun ou sua irmã mais nova "Gretl", pois eram muito parecidas fisicamente.
Foto 156: Localizava-se abaixo do terraço, onde nesta planta estão estacionados três veículos (assinalada). Após a ampliação a fachada foi construída de pedras e o portão de entrada feito de madeira em duas metades. Na fachada voltada para a frente da casa haviam três janelas de ventilação. Uma quarta janela deste tipo foi acrescentada nos fundos, próximo a escada proveniente do Pátio Descoberto Adjacente. Infelizmente não há fotos do seu interior, somente algumas mostrando seus destroços depois do bombardeamento de 1945.
Garagem
Foto 157: Maquete da garagem pelo lado externo.
Obras de Ampliação/Reforma e Resultados
Primeiras Ampliações (1933)
Foto 158: Uma das fotografias mais antigas da Haus Wachenfeld por volta de 1927. Construída para ser um chalé de férias em 1916 pelo empresário Otto Winter que batizou a casa com o nome de solteira de sua esposa. Observar a ausência do Jardim de Inverno, da garagem e do terraço. A entrada provavelmente era feita por uma porta na varanda frontal. Não há construções anexas por este lado.
Foto 159: Imagem anterior oposta, não exatamente na mesma época, mostrando também a inexistência do pátio adjacente. Um pequeno anexo é visto à direita.
Foto 160: Outra tomada mais distante pelo lado oeste, podendo-se observar uma pista de terra batida de acesso à residência, um portão guarnecido por soldados das SA e estandartes nazistas.
Foto 161: Uma aproximação por este ângulo revela a inexistência de porta lateral e construções anexas. Na extrema esquerda os fundos do anexo pelo lado leste (vide foto 159).
Foto 162: Outra captação da casa pelo lado leste. Observar ainda a inexistência do pátio adjacente. É possível identificar Hitler brincando com dois cães.
Foto 163: Mesmo ângulo da foto anterior com o pequeno anexo na extrema direita.
Foto 164: As primeiras ampliações de 1933, após Hitler assumir a Chancelaria da Alemanha. As obras nesta foto estão em curso, podendo-se ver a construção do Jardim de Inverno, a extensão da varanda logo acima no 2º andar e a criação do pátio descoberto, em primeiro plano. A reforma também incluiu uma garagem com o terraço acima, a extensão do anexo leste e, pelo lado oeste, a abertura de uma porta lateral de entrada e a construção de outro pequeno cômodo anexo. No 2º andar também foi reformado um dos cômodos frontais para abrigar o escritório do Führer.
Foto 164a: Imagem de um ângulo pouco comum da reforma inicial.
Foto 165: O resultado das primeiras ampliações na Haus Wachenfeld modificou a visão oeste como se observa aqui.
Foto 166: Excelente pintura da residência após as primeiras ampliações, bastante fiel aos detalhes. Observar a porta de entrada ao lado de uma janela, a garagem, o terraço acima com guarda-sóis, a cerca viva da mureta lateral, o Jardim de Inverno e a varanda do 2º andar estendida.
Foto 167: Rudolf Hess e Adolf Hitler posam para a câmera próximo ao portão de entrada de veículos, vendo-se ao fundo a casa já ampliada. As assinaturas são verdadeiras.
Foto 168: Excelente imagem aérea, mostrando principalmente a ampliação do anexo pelo lado leste.
Foto 169: Ampliações concluídas. Visão pelo lado leste.
Foto 170: Um desenho explicativo.
A Grande Reforma (1935/36)
Foto 171: Grande reforma de 1935/36 em curso. Visão frontal de baixo.
Foto 172: Visão da ala oeste pelos fundos.
Foto 173: Obra bem adiantada. Verifica-se o final da extensão da ala oeste, o saguão de entrada e o telhado concluído.
Foto 174: Hitler fiscaliza as obras acompanhado do arquiteto responsável pelo projeto, Alois Degano, e de seu Ajudante-chefe, Wilhelm Brückner.
Foto 175: Hitler fiscaliza as obras na Grande Sala.
Foto 176: A grande reforma em andamento pelo lado leste. Notar a substituição do parapeito de madeira da varanda da casa original.
Foto 177: Detalhe da ampliação na ala oeste.
Foto 178: A grande janela sendo transportada para instalação.
Foto 179: Imagem captada do terraço vendo-se ao fundo a ampliação dos aposentos dos auxiliares na ala leste.
Foto 180: Imagem desfocada, contudo pode-se identificar Hitler no local da grande janela no salão inacabado. Na parede ao fundo percebe-se as quatro aberturas (assinaladas) para projeção de filmes. Vide foto 14.
Foto 181: Este é uma boa visão de como ficou a lateral oeste após a grande reforma. Aqui um grupo acompanha Hitler, provavelmente em uma de suas
muitas caminhadas pelas redondezas. Podem ser identificados conforme assinalados: à esquerda Joseph
Goebbels (Ministro da Propaganda do Reich) e à direita Wilhelm Brücker (Ajudante-chefe do Führer até 1940).
Foto 182: Uma imagem da escadaria de acesso ao saguão de entrada da residência.
Foto 183: O saguão visto do pátio. A porta ao fundo dá acesso à Saleta de Projeções (vide fotos de 46 a 50).
Foto 184: O Berghof. Transformado numa construção imponente que se destacava das demais da região de Obersalzberg.
Foto 185: Guarda de Honra das SS em forma diante do pátio do saguão de entrada principal do Berghof. Ao fundo nota-se a extensão da ala oeste. Inverso da foto 183.
Foto 186: Curiosa imagem da ala leste mostrando a residência de Hitler pintada de verde numa tentativa de confundir-se com a paisagem e evitar bombardeios aéreos. Vide foto 192.
Corredores/Escadas
Foto 35 (repetição): As próximas fotos estão nesta planta identificada com o algarismo 4 e a continuação do corredor à direita até dobrar a direita e alcançar a porta dos fundos da Sala de Estar Adjacente, pertencente à casa original, assinalada com o número 14.
Foto 187: À direita, não visível, temos a porta de entrada da Sala de Jantar. A portinhola na extrema esquerda (assinalada), na mesma parede da porta da Grande Sala (assinalada), destinava-se a limpeza da lareira e abastecimento de lenha. No canto inferior à esquerda o início dos degraus da escada que leva ao 2º andar. A imagem acima é uma continuação inversa da foto 47.
Foto 188: Corredor que se estende por trás da Grande Sala até a ala leste. A porta ao fundo (assinalada) acessa a Sala de Jantar no mesmo ambiente da foto anterior. A janela à direita abre para os fundos do Berghof. A porta pouco atrás da pilastra preta (assinalada) é um toilette e guarda-roupas.
Foto 189: Visão anterior oposta, ou seja imagem vista do interior da Sala de Jantar. À direita, não visível, temos a entrada principal da casa e a porta da Grande Sala (foto 187). À esquerda, não visível também, a escada de acesso ao 2º andar (foto 193). Ao fundo o corredor dobra à direita (foto 191).
Foto 190: Mesmo ambiente da foto 188 em visão oposta. As duas janelas abrem-se para os fundos da residência e à direita, não visível, o corredor continua e dobra à direita levando a uma porta de acesso ao pátio adjacente, pelos fundos. A porta pouco atrás da mesma pilastra preta da foto 188 também é um toilette. Na planta da foto 35 este ambiente encontra-se pouco mais à direita do algarismo 4.
Foto 191: Este é o ambiente final do corredor das fotos anteriores. A porta à direita (assinalada) leva aos fundos do pátio descoberto. Na esquerda do quadro ao fundo termina o corredor (assinalado) visto na foto 189. Atrás do fotógrafo há a continuidade deste corredor que leva a porta de entrada, não visível, pelos fundos da Sala de Estar Adjacente, número 14 da foto 35.
Foto 192: Esta é a escada que leva ao 2º andar. Foto tirada da porta de entrada do Berghof.
Foto 193: Esta é a visão ao pé da escada. A janela com um vaso de plantas é a mesma da foto anterior. É a imagem virando a câmera para a esquerda na foto 187.
Foto 194: Subindo os degraus temos esta visão. À esquerda, não visível, há uma pequena escada e após um largo corredor que leva aos quartos de Eva, Hitler e ao escritório dele no fundo. A porta em arco ao fundo (assinalada) leva, dobrando à direita, aos quartos de auxiliares e hóspedes do 2º andar. No alto a escada (assinalada) que leva ao 3º andar.
Foto 130 (repetição): O ambiente da foto anterior está nesta planta assinalada com o algarismo 8.
Foto 195: Outro ângulo da foto 194. Notar a escada de subida ao 3º andar.
Foto 196: A imagem oposta das fotos 194 e 195. Ao lado à direita, não visível, há outra porta em arco e a escada de acesso ao 3º andar. O armário ao fundo é o mesmo observado no alto da escada da foto 193.
Foto 127 (repetição): O ambiente das fotos 194, 195 e 196 é o que está acima e à direita desta planta (assinalado - escada e vestíbulo) em 3D com quatro janelas altas voltadas para os fundos da residência. Observar uma pequena escada (assinalada) que leva ao largo corredor (assinalado) de acesso, pela direita, aos quartos de Eva e Hitler (assinalados), tendo ao fundo a porta principal de entrada do escritório do Führer (vide foto 123). No meio deste corredor, à esquerda, uma outra escada (assinalada) descendo leva à casa original, atrás de dois cômodos (assinalados). Não há fotos disponíveis deste largo corredor.
Foto 197: Desenho do largo corredor. Ao fundo a escada (assinalada). À esquerda as portas de acesso ao quarto de Eva Braun (assinalada) e à direita, na porta em arco (assinalada), a escada de acesso 2º andar da antiga Haus Wachenfeld.
Ampliação da Ala Oeste/Leste (1939)
Foto 198: Em 1939 o Berghof sofreu mais uma extensão em sua ala oeste pra melhor atender a numerosa quantidade de serviçais. Aqui é mostrada as obras em curso que ampliaram esta ala adicionando novos aposentos para a criadagem e uma pequena pista de automóveis para entrega de materiais diretamente próxima ao depósito, bem como outra porta externa para entrada de auxiliares (governantas, garçons, secretárias, jardineiros, cozinheiros, faxineiros, técnicos, etc.). Pela ala leste também foi ampliada a construção existente para criadagem.
Foto 199: ANTES - Nesta foto aérea pode-se observar como a casa era antes das obras de 1939. Na ala oeste (à esquerda), após a Sala de Jantar (parte protuberante circular), observamos as janelas da cozinha e no final as janelas do depósito de alimentos e materiais.
Foto 201: ANTES - Desenho (ala leste omitida).
Foto 202: DEPOIS - Nesta outra foto, também aérea,
percebe-se o acréscimo da extensão na arquitetura já existente. Há
inclusive um acesso para ajudantes através de uma pequena escada em
espaço descoberto fora da casa (vide foto 205 em detalhe). Notar à direita da ala leste a ampliação da construção existente.
Foto 203: DEPOIS - Foto da extrema lateral posterior as obras. Observar a pista para entrega de materiais.
Foto 204: DEPOIS - Maquete da ala oeste após a dita extensão.
Foto 205: DEPOIS - Aproximação da maquete pela ala oeste da casa após a reforma. Observar a escada de acesso à porta para entrada de auxiliares. Ao fundo o saguão principal de entrada da casa. Notar ainda que a parte extrema da extensão foi construída rebaixando-se o terreno.
Foto 206: DEPOIS - Esta foto revela um detalhe curioso: no extremo da extensão foi construída, a princípio, apenas uma janela no 2º andar onde há um pequeno balcão em primeiro plano (assinalada). Não há registros de quando a segunda janela foi agregada (vide fotos 203, 204 e 208).
Foto 207: DEPOIS - Maquete mostrando toda ala leste à distância.
Corpo da Guarda
Foto 208: DEPOIS - Uma bela visão dos fundos e da extensão da ala oeste.
Foto 208a: DEPOIS - É inverno em Obersalzberg.
Foto 209: A guarita do Corpo da Guarda visto por fora da estrada. No alto à direita o Berghof.
Foto 210: Uma tomada mais abaixo captando a guarita do Corpo da Guarda e o Berghof ao fundo.
Foto 211: O mesmo ângulo em período posterior (observar a camuflagem verde). Ângulo inverso ao da foto 145.
Foto 212: Um sentinela, provavelmente das SS, monta guarda no portão da estrada.
Foto 213: Captação após ultrapassar o portão do Corpo da Guarda. Imagem oposta a foto 209.
Ilustração do complexo
Foto 213a:
1) Berghof;
2) Alojamento para hóspedes;
3) Casa de campo de Hermann Görong;
4) Casa do ajudante de Göring;
5) Lavanderia;
6) Casas do canto de trás;
7) Quartel das tropas-SS;
8) Jardim de infância;
9) Alojamento para motoristas;
10) Casa da Guarda-SS;
11) Casa de Martin Bormann;
12) Estábulo;
13) Celeiro;
14) Atelier Dr. Speer;
15) Teatro;
16) Bem-estar juvenil;
17) Agência postal; e
18) Guarita do corpo da guarda.
Bombardeamento e Explosão
Foto 215: A escadaria onde antes ilustres estadistas subiram.Vide foto 148.
Foto 216: A grandiosa residência se transformou numa montanha de destroços.
Foto 216a: Até abril de 1952 a antiga residência do Führer era objetivo de visitação pública e turismo, mas isso não duraria muito.
Foto 217: Uma cena inimaginável. Vide foto 206.
Foto 218: Visão frontal. Antes da chegada das tropas aliadas ao local, soldados SS, cumprindo ordens, atearam fogo nos destroços antes de fugirem às pressas. Vide foto 147.
Foto 219: O que dizer da Grande Sala... Vide foto 22.
Foto 220: A imagem do que restou da Sala de Jantar. Vide foto 37.
Foto 221: A Sala de Conferências e sua lareira característica. Após a chegada das tropas aliadas, os soldados saquearam a residência em busca de souvenirs. Vide foto 23.
Foto 221a: Visita do General Eisenhower às ruínas do Berghof em set./1945. Provavelmente o grupo está no balcão do escritório de Hitler no 2º andar da casa. Vide foto 127.
Foto 222: Vestígios de fogo nas janelas dos quartos do 2º andar, acima do saguão de entrada.
Foto 223: Esta imagem aérea mostra que a casa original não resistiu aos impactos e desabou totalmente. A ala leste também sofreu severa destruição.
Foto 224: Nem a guarita do Corpo da Guarda escapou à destruição. Vide foto 209.
Foto 225: Em 30/04/1952 o governo da Baviera, na Alemanha Ocidental, resolveu dinamitar os destroços a fim de evitar que o local se transformasse num santuário de neonazistas.
Foto 226: Triste fim. O que restou das explosões foi saqueado por caçadores de relíquias. Nos dias atuais nada resta, somente árvores, mato e pequenos vestígios das fundações.
Foto 227: A casa de Bormann, próxima ao Berghof, tabém foi destruía. Vide foto 213a (nº 11) para localizá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário