sábado, 16 de maio de 2015

CRIANÇAS COM ARMAS


A imagem de uma criança portando arma de fogo é assustadora. Para onde foi a infância, a ingenuidade e a pureza deste pequeno ? O que a fez trocar uma bola, uma bicicleta ou um brinquedo por uma metralhadora ou um fuzil ? Por que seus pais permitiram este crime ? Em nome de que ? Esta matéria é assunto para dias de acalorada discussão.
No último ano da 2ª Guerra Mundial com a carência de soldados para repor as enormes perdas no front leste, o exército alemão e, principalmente, as Waffen-SS permitiram o recrutamento de jovens cada vez mais novos. A princípio para unidades de reserva, mas logo estavam empunhando armas na linha de frente. Com pouquíssimo treinamento, chegando em certos casos a apenas um dia de instrução no uso de armas de mão para destruir tanques, eles foram lançados contra inimigos mais poderosos. Há raros relatos de heroísmo e bravura (vide aqui), contudo quase todos foram aprisionados ou morreram nos campos de batalha.
A Juventude Hitlerista (vide detalhes aqui), com quase 9 milhões de componentes, cedeu contingente significativo neste recrutamento. Inicialmente jovens com 18 anos de idade, ótima disciplina, sólida formação política e intenso treinamento serviram de base para a criação da famosa 12ª Divisão Panzer-SS Hitlerjugend, porém a exigência de idade mínima foi reduzida ao longo do tempo e com isso adolescentes de 15 anos passaram a envergar o uniforme das SS. Em junho de 1944 havia ao redor de 10 mil garotos compondo esta divisão. Na França, onde lutaram contra os aliados após o desembarque na Normandia, a maior parte das perdas da divisão era de adolescentes em seu batismo de fogo.
No final de 1944 quando a Alemanha agonizava e a derrota não era tolerada pelo fanático ditador germânico, criou-se a Volksturm - contingente de voluntários com idade entre 16-60 anos na teoria. Contudo foram aprisionadas, na defesa de Berlim, crianças de 12 anos de idade e até menos, inclusive meninas!
Imagens falam mais alto do que qualquer texto:







Este blog destina-se aos assuntos da Alemanha durante a 2ª Guerra, todavia para não cometer nenhuma injustiça, fica aqui o relato que também os soviéticos praticaram o mesmo crime:




Nenhum comentário:

Postar um comentário