Francisco José |
Francisco Ferdinando |
Sofia e Ferdinando |
Momentos antes do atentado |
A Áustria remeteu ultimato à Servia com exigências absurdas que feriam a sua autonomia. Depois de aceitá-lo, em parte, o regente sérvio pediu apoio à Rússia. Esta acreditando que a Alemanha estava por trás da manobra ao lado dos austríacos, seus aliados, mobiliza velozmente suas tropas ao longo da fronteira. A Áustria considera o ultimato rejeitado e declara guerra à Servia. Alemanha e França também mobilizam seus exércitos e os acontecimentos seguem velozmente com declarações de guerra de lado a lado.
O assassinato do herdeiro da coroa austríaca foi o estopim que faltava para dar início, um mês depois, a um conflito armado de grande proporção que tinha raízes muito mais profundas e já vinha se desenhando há alguns anos. A corrida armamentista, o imperialismo, o forte sentimento nacionalista, o militarismo crescente e, principalmente, a série de alianças entre nações contribuíram para a eclosão da 1ª Grande Guerra.
O caro leitor pode estar se perguntando - por que um blog dedicado à 2ª Guerra Mundial haveria de postar as razões para o começo da 1ª Grande Guerra? Qual a relação? A resposta é muito simples: a meu ver a 2ª Guerra Mundial foi a continuação da 1ª Grande Guerra após uma trégua de 21 anos. Afirmo isso apresentando alguns ítens para reflexão:
1) Adolf Hitler lutou na 1ª Grande Guerra, contudo jamais aceitou a derrota da Alemanha fora do campo de batalha (a sua famosa expressão "punhalada nas costas");
2) O Tratado de Versalhes de jun./1919 impôs pesado sacrifício ao povo alemão e serviu de causa a todos os males que iriam ocorrer no pós guerra (inflação, desemprego, falta de perspectiva, submissão aos vencedores, perda de territórios, etc.);
3) O sentimento de revanchismo aos vencedores nasceu e cresceu junto com diversos partidos políticos na Alemanha, inclusive o NSDAP, que pregavam o fim daquele tratado como única forma de livrar o país das amarras do passado e voltar a prosperar;
4) Com o fim de quatro grandes impérios (Alemão, Otomano, Austro-húngaro e Russo), regimes totalitários foram gradualmente substituindo repúblicas frágeis na Alemanha, Áustria, Polônia, Rússia e Itália. Alguns deles marcados por forte expansão militar;
5) A Liga das Nações, criada em abr./1919, visava a manutenção da paz entre as nações. Contudo sua suposta neutralidade transformou-se em flagrante indecisão e passou a ser ignorada por alguns países membros que não desejavam ver o seu destino sendo decidido por outra nação ou pela "Liga dos Vitoriosos", como passou a ver vista.
Obs.: ¹ (1815-1866) Associação política-econônica em torno dos territórios de língua germânica.
² Já unificado pelo Chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, em 1871.
³ Gavrilo Princip, de apenas 19 anos, foi preso e quatro anos depois morreu de tuberculose no cativeiro, certamente o mais ilustre fantoche da História moderna.
² Já unificado pelo Chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, em 1871.
³ Gavrilo Princip, de apenas 19 anos, foi preso e quatro anos depois morreu de tuberculose no cativeiro, certamente o mais ilustre fantoche da História moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário