França 1938
A Copa do Mundo de 1938 foi realizada na França e reuniu 16 países participantes: França (anfitriã), Itália (campeã do último mundial em 1934), Alemanha, Suíça, Suécia, Hungria, Noruega, Bélgica, Polônia, Romênia, Checoslováquia, Holanda e Áustria. Apenas três países não europeus participaram: Cuba, Brasil e Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia). Pela primeira vez na história do torneio o pais-sede e o último campeão não participaram da fase eliminatória que contou com a inscrição de 37 seleções para 14 vagas. A Áustria embora tenha se classificado não disputou a Copa tendo em vista que em mar./1938 foi anexada à Alemanha, deixando de ser um país independente e seus jogadores reforçaram a seleção alemã. O selecionado italiano vestiu uniforme negro ostentando a cor do fascismo de Mussolini e recebeu deste total apoio ao ponto de haver um avião à disposição dos jogadores para o deslocamento até as cidades onde se apresentariam.
Desde o começo das oitavas-de-final o clima do torneio foi tenso devido à grave situação internacional na Europa que levaria à 2ª Guerra Mundial pouco mais de um ano depois.
Logo no jogo de abertura a Alemanha, de quem se esperava muito, empatou com a Suíça em 1x1 sendo eliminada em jogo desempate, 5 dias depois, por 4x2. A Hungria, a grande atração da época, bateu seus três primeiros adversários (Índias Orientais Holandesas - 6x0, Suíça - 2x0 e Suécia - 5x1) classificando-se para a final. Cuba, a maior surpresa do torneio, eliminou a Romênia por 2x1 em jogo desempate após 3x3 no primeiro jogo. A Suécia acabou beneficiada pela não participação da Áustria e passou às quartas-de-final automaticamente onde aplicou uma goleada histórica em Cuba por 8x0. A seleção francesa, jogando em casa, venceu seu primeiro jogo por 3x1 contra a Bélgica, contudo nas quartas foi eliminada pela Itália pelo mesmo placar. O Brasil, em jogo inicial emocionante, venceu a Polônia por 6x5 pegando a Checoslováquia nas quartas que foi eliminada por 2x1 em jogo desempate. Na semi-final encarou a fortíssima Itália perdendo por 2x1. Na disputa pela terceira colocação a seleção brasileira venceu a Suécia por 4x2. A partida final em Paris, no dia 19 de junho, entre Hungria e Itália, consagrou definitivamente a seleção italiana como potência do futebol mundial após vitória por 4x2. Em duas edições seguidas a Itália alcançara o bicampeonato.
O mundo só veria uma nova Copa em 1950!
|
Seleção alemã - saudação nazista |
|
Final entre Itália e Hungria |
|
Seleção francesa |
|
Seleção italiana - bicampeã em 1938 |
|
Seleção brasileira - 3º lugar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário