quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MENGELE, Josef (*16/03/1911†07/02/1979)

O Anjo da Morte

Josef Mengele formou-se em Medicina e Antropologia com especialização em genética. Atuou como médico de campanha das SS até ser ferido no front leste em ago./1942. Após sua recuperação foi afastado da linha de combate e no ano seguinte foi designado médico do Campo de Extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Ali viu a grande oportunidade de desenvolver o trabalho para o qual havia se especializado - medicina genética. Sua tarefa era concluir estudos que levassem a descobrir a forma como os gêmeos se produziam como fenômeno genético e, assim, aumentar a taxa de natalidade da raça ariana, considerada ideal pelos nazistas. Nessa linha ele passou a utilizar cobaias humanas escolhidas entre os internos do campo, selecionando gêmeos (judeus ou não) para suas pesquisas. Os escolhidos recebiam tratamento mais "humano" e acreditavam estarem livres de destino pior. Contudo quando as pesquisas começaram eles se arrependeriam amargamente. Por conta disso os internos do campo lhe deram o apelido nada agradável de "O Anjo da Morte".
As pesquisas médicas conduzidas por Mengele incluíam, por exemplo, tentativas de trocar a cor dos olhos através de injeções com substâncias químicas nos olhos de crianças, amputações diversas e outras cirurgias brutais. Há registro de, ao menos, uma ocasião onde ocorreu a tentativa de criar irmãos siameses artificialmente mediante a união cirúrgica das veias e órgãos de gêmeos. Os que conseguiam sobreviver a tamanha sessão de tortura eram depois assassinados para que fossem seus órgãos retirados a fim de dar continuidade a pesquisa mais apurada em Berlim. Há relatos de tentativas de trocar a cor da pele aplicando-se dolorosas injeções subcutâneas por longos períodos; outros experimentos na medula espinhal que paralisavam os "pacientes"; métodos de esterilização em massa de mulheres e homens. Inúmeros anões, pessoas com deficiência física e outras anormalidades hereditárias e até elementos com síndrome de Down também foram alvos de seus estudos diabólicos. Em suma, suas experiências contrariavam todas os princípios éticos da medicina e levavam os seres humanos, na maioria dos casos, a morte certa, depois de muito sofrimento, sem a menor compaixão.
Mengele, no começo de 1945, percebendo a aproximação do Exército Vermelho, abandonou o campo de Auschwitz e retornou para a Alemanha com identidade falsa. Em maio, quando a guerra terminou, foi capturado pelos aliados tendo sido aprisionado por pequeno período sem que seu nome verdadeiro fosse descoberto. Em jul./1949 fugiu para a Argentina, onde foi acobertado pelo governo local, sempre com identidade falsa. Dez anos depois o serviço secreto de Israel estava em sua busca assim como de outro notório nazista conhecido seu, Adolf Eichmann (vide bio aqui). Fugiu novamente, desta vez para o Paraguai e dali para o Brasil no ano seguinte (1960). Mengele viveu tranquilamente no interior do Estado do Paraná e em Bertioga, na baixada santista do litoral do Estado de São Paulo. Exerceu ilegalmente a profissão de médico com documentos falsos sob o nome de Wolfgang Gerhard, casou-se novamente e constituiu família. No verão de 1979 acredita-se que ele tenha sofrido um infarto fatal enquanto nadava na praia. Seis anos depois (jun./1985) a história desse "médico alemão" no Brasil ganhou as manchetes dos jornais e seus restos mortais foram exumados para exame. A medicina forense atestou que tratava-se de Mengele, o criminoso nazista responsável por mais de 400 mil mortes. Em 1992 testes de DNA confirmaram as conclusões anteriores, eliminando, definitivamente, as dúvidas³.
O "Anjo da Morte" fugiu da Alemanha, escapou de ser preso e do julgamento que, certamente, o levaria a execução capital mesmo tendo causado tanto sofrimento à raça humana. Durante trinta e quatro anos conseguiu iludir quem o caçava.

Promoções:
??/05/38 Soldado-SS (Allgemeines)
??/??/39 Sargento-major-SS
01/08/40 2º Tenente-SS Médico
30/01/42 1º Tenente-SS Médico
20/04/43 Capitão-SS Médico










Principais condecorações:
??/??/41 Cruz de Ferro 1939 2ª Classe
??/??/42 Cruz de Ferro 1939 1ª Classe









Principais posições:
24/10/38 - 21/01/39 19ª Cia. do 137º Regimento de Montanha
15/06/40 - ??/11/40 Inspetoria Médica das Waffen-SS
??/11/40 - ??/01/42 RuSHA¹
??/01/42 - ??/08/42² Oficial-médico do 5º Batalhão de Engenharia-SS da 5ª Divisão Panzer-SS
14/02/43 - 23/05/43 Oficial-médico do Batalhão de Reserva Ost da 3ª Divisão-SS Totenkopf
24/05/43 - 17/01/45 Oficial-médico do Campo de Auschwitz-Birkenau

Obs.: ¹ SS Rasse und Siedlungshauptamt - RuSHA (Escritório Central de Raça e Recolonização).
² Ferido e hospitalizado.
³ Ainda nos dias atuais existem pessoas que discordam desta versão, acreditando que Mengele tenha morrido na década de 90 nos Estados Unidos, acobertado por este governo que valeu-se das conclusões de seus experimentos para uso próprio. Todo o trabalho de medicina forense e testes de DNA teriam sido forjados para que não viesse a público a participação e o interesse científico norte-americano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário