Medalha instituída em mai./1942 destinada aos militares que participaram do início da invasão da Rússia (Operação Barbarosa), mais especificamente do primeiro inverno (nov./1941 a abri./1942) em solo soviético e que atuaram diretamente em combates por 14 dias ou mais. Abrangia também os que serviram por 60 dias ou mais em zonas de batalhas ou ainda os feridos por causa do frio intenso. Aos pilotos era necessário ter participado de pelo menos 30 missões aéreas. Aliados do Eixo, principalmente italianos e romenos que lutaram ao lado das tropas germânicas no leste, também receberam esta honraria desde que tivessem atendido aos mesmos requisitos.
Seu desenho é mostrado na foto à esquerda. No verso a gravação "winterschlacht in osten 1941/42" (Batalha de Inverno no Leste 1941/42) em letras grandes. No momento da entrega, acompanhava um envelope com os mesmos dizeres, além do documento oficial padrão (vide foto abaixo).
Seu modo de uso está evidenciado na foto à direita. Pode-se observar, portanto, que era usada da mesma forma que a Cruz de Ferro 1939 2ª Classe. Era comum o uso de ambas sobrepostas. Poderia ainda ser substituída pela fita na barra de fitas de medalhas (vide foto abaixo) usada acima do bolso superior esquerdo da farda. Vide ítem BARRA DE FITAS DE MEDALHAS, neste blog, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário